Heloisa Helena muito franca nos primórdios da TV

0
Imagem via Astros em Revista
A gente se acostumou  ver Heloísa Helena como grã fina não muito simpática nas novelas. Muito antes disso foi presença constante no teatro, cinema, rádio e nos primórdios da televisão.

Foi a primeira intérprete de Carinhoso, clássico de Pixinguinha e esteve com Carmen Miranda no lendário filme Alô Alô Carnaval (1936 de Adhemar Gonzaga e Wallace Downey). Assim como a Pequena Notável também foi trabalhar nos Estados Unidos.

Voltou ao Brasil a tempo de se firmar como rádio atriz e participar dos primeiros passos da revolucionária televisão, como contratada da TV Tupi Rio. O novíssimo veículo a manteve como celebridade nacional.
Heloísa Helena na Globo em 1971
No especial de fim de ano da emissora em 1952 sua displicência causou umas das primeiras grandes saias justas da nossa televisão. Num tempo onde só existiam programas ao vivo, cada artista ia à frente da câmera fazer um pedido ao Papai Noel: Paz mundial, fim da fome, saúde a todos, sininhos natalinos o ano todo, etc.

Em sua vez, Heloísa Helena foi direta ao que interessava no espírito natalino. Pediu ao Bom Velhinho que em 1953 ele dê um jeitinho de que a TV Tupi pague salários sem atrasos! "Foi o diabo!"

Como era um dos principais nomes da emissora (ainda a únicas dos país), a estrela não foi demitida, só teria sido repreendida pelo diretor. Em seus primeiros anos a televisão também não era sintonizada por muita gente, com poucos aparelhos nos lares brasileiros.

 Mas o pedido inusitado passou a ser muito comentado por ter sido registrado na coluna Mexericos da Candinha publicada na Revista do Rádio (Nº 176). Os lendários Mexericos da Candinha, algo como a Louella Parsons brasileira, pra compararmos em termos hollywoodianos!

Aos 42 anos de idade Heloisa Helena seria chamada para dublar a Malévola na animação A Bela Adormecida da Disney quando estreou. Seu papel favorito no cinema foi o de Carlota Joaquina no filme Independência ou Morte (1972 de Carlos Coimbra).
Com Tarcísio Meira e Kate Hansen no cinema 
De fibra sim senhor, mas conhecida por ser amiga e generosa com atores novatos que foi apadrinhando na profissão, como Daniel Filho, Yoná Magalhães e Arlete Salles. Seu último trabalho foi na série Mulher da TV Globo, exibido pouco antes de sua morte em 1999, aos 81 anos.

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)