Além do Moral: Discografia completa de Rita Cadillac

0

Incrível o remelexo das cantoras pop em se manterem em evidência com uma musica atrás da outra, clip atrás do outro. Mas e a Rita Cadillac com décadas de uma carreira bem vivida e que só lançou um LP nesses anos todos?

Palmas para ela! Ok, é mais celebridade do que cantora, mas ainda assim, sobreviveu esse tempo todo enquanto tantas outras cantoras/celebridades no mundo todo viraram pó.

Conversei com o Luiz Di Cora, seu maior fã, que por coincidência, também tem uma prosa muito boa. Ele me explicou que além do único LP lançado em 1984, Rita teve compactos e participações em coletâneas.
Um ano antes, enquanto ainda era Chacrete lançou o primeiro compacto. Ela se lançou com Merenguedê no Lado A e Baby Love no lado B.

Ela ficaria no programa do Chacrinha só até junho/julho de 1983. Nas lojas estaria cantando também na coletânea A Grande Festa do Cassino do Chacrinha com a faixa Mereguendê.
Os compactos, pequenos discos com no máximo duas músicas, serviam para divulgar músicas novas ou artistas novos.foram abandonados pela indústria fonográfica brasileira que optou por coletâneas como esta e trilhas de novelas (lá fora os “singles” dos artistas continuaram sendo super aguardados).

Antes do primeiro e único LP solo Rita teve o segundo compacto nas lojas. Aí sim, ganhamos dois hinos da música popular: É Bom Para o Moral e a deliciosa Vem Perto (muito bem utilizada no documentário Rita Cadillac, A Lady do Povo de 2010).

O Long Play em si (produzido por Mister Sam, o mesmo de Gretchen em 1978) estampava um splash anunciando É Bom Para o Moral, Eu Vou Pra Serra Pelada e Pula Pula. Com 8 faixas, trazia tudo o que já tinha saído nos dois compactos mais as inéditas Pula Pula, Volte (Extase) e Carta de Amor.

É Bom Para o Moral (versão de Carlinhos Borba Gato para a francesa C'est bon pour le moral) se tornaria sua principal canção. Ironicamente é a primeira do Lado B, uma aposta menor?

Eu vou Pra Serra Pelada, que abre o disco no Lado A, é uma maravilha de duplo sentido em referência a mineração na Serra Pelada no Pará. Lugar que Rita Cadillac fez muitos shows.

Pula Pula não tem conotação erótica. É uma música infantil onde a musa canta acompanhada por ruídos engraçadinhos, tipo aquele da Gretchen e Os 3 Patinhos, lembra?

Essa música estaria incluída na coletânea Criança Alegria. O disco de 1985 contava também com faixa cantada por Fofão, ainda no Balão Mágico, programa que antecedeu o Xou da Xuxa (não havia o menor problema moças sensuais trabalharem para público infantil).

Em 1987, dois anos depois, Rita estaria em outra coletânea, Explosão Popular com duas faixas inéditas. No lado A ela participa com Aprenda A Dançar e no Lado B A Fricoteira (erroneamente chamada na web como Flor de Laranjeira).


A primeira metade dos anos 90 não foi a melhor época para as cantoras populares sexys. Ironicamente foi quando Madonna se consagrou de vez apelando para o mesmo expediente.

Mas Rita não parou! Continuou seus shows e trabalhos importantes como na casa de detenção Carandiru, alçada posto de Musa dos Presidiários, momento registrado no filme Carandiru dirigido por Hector Babenco em 2001.

A partir do momento em que ela e outras como Gretchen começaram a ganhar um verniz de cult, voltou a participar de programas de TV. Ao invés dos velhos hits ela cantou bastante Bem Me Quer famosa composição de Rita Lee.

E não é que combinou bastante com a Cadillac? Em 2001 ela chegou a anunciar o disco Rita canta Rita, apenas com composições de Rita Lee, coisa que infelizmente nunca aconteceu.

Em disco ela apareceria também na trilha sonora da novela da Globo A Lei do Amor de 2016. Graças a isso, É Bom Para o Moral ganhou um clip, 36 anos depois de ter sido originalmente lançada.

No final do ano passado, 2019, o disco de 1984 finalmente ganhou uma edição em CD. Não pense que era fácil garimpar o vinil no sebo estes anos todos.

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)