Restaurado, Central do Brasil perdeu erro famoso

0
Alguns filmes ao serem restaurados passam não apenas por processos de refinamento de imagem e áudio, mas também de reparos técnicos. Interessante, porém os limites são discutíveis.

A repaginada não cabe apenas a grandes clássicos hollywoodianos. Mais recentemente o Central do Brasil (1998 de Walter Salles) ganhou um relançamento em 4k com direito a relançamento em Blu-ray conforme você viu aqui no canal.

Imagem cristalina, áudio idem e o principal, o escopo como foi originalmente planejado para a tela do cinema, em widescreen, respeitando a fotografia de Salles. Não o 4:3 como foi algumas vezes exibido na TV desde o seu lançamento e posteriormente lançado em VHS e DVD.

Havia pelo menos uma falha fácil de ser detectada para quem não assitiu no cinema: O microfone boom vazava no teto de uma cena. 
Para TV, VHS e DVD, os filmes geralmente passam por ajustes nas bordas que acabam resolvendo esse problema! Sabe-se lá o motivo, em Central do Brasil foi exatamente o contrário e o microfone apareceu quando a Globo o exibiu pela primeira vez e quando saiu em VHS e até no DVD.

Parece uma tolice, mas deve ter incomodado bastante nesses anos todos, até por ser um erro bem claro até para os espectadores menos atentos. Perceba que o microfone acompanha o ator.

Na nova versão, contida no Blu-Ray, tudo foi resolvido! 

Aliás, não existe nem mais o relogião dourado do Paraguai na parede. Ao reenquadrar a cena toda aquela parte superior foi perdida, mas agora aparece a televisão no canto esquerdo e a cortina na outra ponta.

O que dá pra entender é que pra deixar no formato das TVs da época (proporção 4:3) o filme foi convertido não apenas cortando as laterais, mas preservando as partes superiores e inferiores do negativo. Com os frames lado a lado isso é bem óbvio, compare abaixo.
Levando em conta todo o filme, onde essa decisão (com cara de ser coisa do distribuidor) não afetou em nada, nem dá pra considerar um falha da produção. O microfone só deve ter ficado aparente após Central do Brasil ter sido exibido nos cinemas.

Só agora, a partir do relançamento em 2019, o filme voltou ao formato original. É estranho que a primeira versão em DVD, bem antiga, não tenha optado pelo anarmófico, com a opção do espectador alterar conforme prefere (com ou sem as barras pretas) ao invés da imagem "quadrada". 

Isso nem consta na parte dos “possíveis erros” na página do filme no IMDB. O único que consta lá continua no filme restaurado.
Ao fundo, na cena em que Dora (Fernanda Montenegro) deixa Josué (Vinícius de Oliveira) no ônibus, parte das caixas de Coca-Cola com garrafas vazias desaparecem de um plano pro outro. Dão lugar a outras de marcas diferentes.

Ainda não dá pra fazer milagre na hora de restaurar... 

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)