King Kong só para baixinhos

0
A terceira versão de King Kong, antes daquela dirigida por Peter Jackson em 2005, foi em forma de animação no final dos anos 90. E quase ninguém lembra que ele existiu!

O Poderoso Kong (The Mighty Kong, 1998 de Art Scott) não é um derivado qualquer utilizando o mesmo personagem gigante, mas um remake da história clássica. Seu título original lembra o de Mighty Joe Young (O Monstro do Mundo Perdido, 1945 de Ernest B. Schoedsack), derivado do primeiro King Kong, que por acaso também teve um remake em 1998 pelas mãos da Disney (Poderoso Joe).
Distribuído pela Warner diretamente em vídeo, O Poderoso Kong é bastante fiel ao filme de 1931, porém, catou alguma coisa daquela versão de 1976 produzida pelo Dino De Laurentiis. Assim como o de 2005 sua ambientação é na Nova York dos anos 30 mesmo, não no presente.

Mas infelizmente está claro que a produção é voltada ao público infantil ao ter a maioria da violência suavizada. Ele enfrenta dinossauros como o filme 30’s e uma cobra gigante como o filme 70’s sem destroncar pescoço ou mandíbula, só no carinho.

Porém... Lembraram-se de adaptar o banho que o macacão dá na Jessica Lange e que é considerado um dos momentos mais eróticos da história do cinema. Mas a personagem se chama Ann Darrow como a da Fay Wray, não Dwan como a da Jessica Lange.
A Warner teve alguns momentos felizes na área da animação diretamente para o vídeo a partir de Batman: A Máscara do Fantasma (Batman: Mask of the Phantasm, 1993 de Eric Radomski, e Bruce Timm), mas Poderoso Kong não é um deles! Estilo fraco dos traços e design irregular de personagens tem uma animação econômica que não o ajuda em nada.

Existem alguns números musicais bem simples e pelo menos em um deles podemos ver uma “homenagem” à Pequena Sereia da Disney. Não que a aparência da maioria dos personagens já não nos remeta com obviedade ao longa de 1989 do estúdio do Mickey.
Na época de seu lançamento ganhou alguma visibilidade por ser o último trabalho do veterano Dudley Moore que viria a morrer em 2002. Moore empresta a voz ao anti-herói  Carl Denham e ao King Kong propriamente dito, embora o animal não fale.

E por falar em Kong, outra mudança drástica para agradar o público infantil é o final! Sim, o monstro gigante rapta a garota e sobe ao topo do Empire State Building, é atacado e cai como a história que conhecemos tão bem.


Porém, estirado lá embaixo ele simplesmente abre os olhos. Fim do filme! Será que sobreviveu e levaram de volta à Ilha da Caveira?
Quem nunca viu ele mortinho da silva e sofreu a infância toda com tamanha crueldade? Se tivesse sido esta versão em desenho teríamos tido pelo menos esperanças.


Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)