Primeira “Invocação do Mal” disponível no YouTube!

0
Quem assistiu ao episódio 88 do Dolce Vídeo viu a gente às voltas com o VHS de A Casa das Almas Perdidas (The Haunted, 1991 de Robert Mandel). Lançada pela Fox Vídeo, a fita continuou inédita digitalmente no Brasil.

A história é uma adaptação de um caso supostamente real relatado célebre casal demologista Ed e Lorraine Warren em um livro de bolso de 1986. Os mesmos envolvidos com a “veracidade” de Invocação do Mal (The Conjuring, 2013 de James Wan).
Com o raro VHS no episódio 88 do canal aqui do blog
Produzido para a TV, A Casa das Almas Perdidas é bastante econômica não apenas em recursos financeiros, cinematográficos e narrativos. Funciona como curiosidade e para analisar os muitos lados que uma “verdade” pode ter.

É possível assistir sem passar o perrengue de uma fita de videocassete embolorada! Há vários arquivos dublados (versão brasileira Mega Som) no Youtube e abaixo o de melhor qualidade que encontrei.
Após a fortuna arrecadada com Terror em Amityville (The Amityville Horror, 1979 de Stuart Rosenberg) Hollywood saiu a cata de outras histórias de casas assombradas mas ignorou os Warren por muitos anos. Mesmo eles aparecendo na imprensa alegando terem estudado os relatos e garantindo a veracidade da história filmada em 79.

O casal seria creditado como consultores de demonologia em Amityville 2: A Possessão (Amityville II: The Possession, 1982 de Damiano Damiani). Nos EUA marido e mulher eram figurinhas fáceis na TV em programas documentais sensacionalistas e coisas do tipo em época de Halloween.
 A Casa das Almas Perdidas tem a centelha de todas as boas histórias de casas mal assombradas: uma família passando por dificuldades é atingida por fenômenos inexplicáveis. Uma família feliz, morando em uma casa que escolheu dificilmente se vê as voltas com seres maléficos do além que os querem longe dali.

E é esse lado fascinante em qualquer filme do tipo que se diga “baseado em fatos reais”. Pirotecnias cênicas à parte, muito além de mera fraude, ficam resguardadas as possibilidades dos contatos espirituais assim como as de mera dificuldade psicológica em lidar com uma realidade dura.

Veja também:
Dolce Vídeo episódio 88
Amityville: Os vivos se divertem?

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)