Descubra quais gibis estavam na banca no mês e ano em que você nasceu

2

O Guia de Quadrinhos é uma espécie de IMDB, mas de capas de gibi lançados nas bancas do Brasil. É uma mão na roda, mas também é bem divertido!

Como por exemplo, a função de descobrir quais revistinhas estavam nas bancas no mês em que você nasceu! Basta clicar aqui, selecionar seu mês e ano e ponto!

Abaixo algumas de agosto de 1976, um mês e ano tão lindos, não é mesmo? Eram nada menos do que 64 títulos na banca, sendo que alguns eram quinzenais.
Idílio era romance em quadrinhos e receitas! Como assim receitas em quadrinhos? Curiosos como o público de HQs no brasil foi sendo focado apenas no infantil. Superman ostentando formatinhona EBAL e aquela conversinha mal resolvida entre Clark Kent e Superman. 

Conan pela Bloch juvenil com o ar bem mais simples do que o que veríamos pela Abril na próxima década. Faísca e Fumaça pra mim era um daqueles desenhos que tinha antipatia, tipo Supermouse e o de um coala que nem lembro mais o nome.
Umas das tantas tentativas de emplacar personagens clássicos WB nas bancas. E 76 nem faz tanto tempo assim, mas ainda abundavam personagens pulp como Zorro (Na verdade O Cavaleiro Solitário), Tarzan, FlashGordon. Até eu ter idade pra consumir todos já haviam desaparecidos.
Disney sempre presente aos montes e Korak, o hoje esquecido filho do Tarzan. 
Pimentinha nos anos 80 era por um desenho exibido no SBT e depois o filme com o Walter Matthau. Os heróis DC maravilhosamente em quatro cores pela EBAL, acho que já na cola da animação da Hanna-Barbera.
O que seriam esses Bi? SuperBoy Bi e Batman Bi! SOCORRO!!! No meu tempo isso quer dizer outra coisa...
Personagens da Hanna Barbera também são outros que lutaram nas bancas em muitas encarnações. Firme mesmo nas bancas do brasil é Turma da Mônica, super heróis tipo Marvel e DC e Disney. (este número do Cebolinha com o Capitão Chiclete é considerado histórico e foi republicado décadas depois pela Panini)
Jim Kelly, o Grande Dragão Negro em quadrinhos! Não há menção ao nome dele na capa, mas, né? E Archie, um totem da cultura popular norte americana nas bancas do Brasil como Arqui pela editora Vecchi!!! 

Como seria o Brasinha nesses tempos de gente tão religiosa? E essa O Bicho (que eu nunca tinha ouvido falar) com cara de fanzine riponga fazendo trocadilho do programa Fantástico com Tóxicos é o cume 70's

E ainda teve Henfil , Vingadores e tantos outros em agosto de 1976. Parece que havia mais naquela época do que hoje, mas é mera impressão mesmo.


No próprio Guia de Quadrinhos coloquei "novembro de 2019" e surgem nada menos do que 105 publicações contra as 64 de quando nasci. Mas isso não significa variedade, já que maioria são Super Heróis (Marve/DC) e mangás se juntaram a eles.

Postar um comentário

2Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Geralmente, essas capas da Kung Fu não passavam de capas, inspirada na Deadly Hands of Kung Fu da Marvel, até crossovers ocorriam em capas e no miolo, nada, a EBAL chegou a publicar um personagem chamado Kung Fu, inspirado no David Carradine, com roteiros de Hélio do Soveral e desenhos de José Menezes, fiz um post sobre
    https://quadripop.blogspot.com/2014/07/bruceploitation-nos-quadrinhos.html

    Matéria do Universo HQ sobre capas e crossovers:
    http://www.universohq.com/universo-paralelo/um-crossover-sensacional-mas-nas-capas/

    ResponderExcluir
  2. Scubidu e Fantasma do Espaço.
    Bizarro eles estarem traduzidos assim

    ResponderExcluir
Postar um comentário