Arrepiante marketing de O Sexto Sentido

0

A maior bilheteria de 1999 no Brasil e a segunda nos EUA (ficando a trás do aguardado retorno da franquia Star Wars), O Sexto Sentido (The Sixth Sense, de M. Night Shyamalan) teve uma bem cuidada campanha de marketing. E claro, um roteiro inteligente que fez as pessoas voltarem ao cinema.

Ele entrou em circuito nacional no dia 22 de outubro. Tinha o Bruce Willis (então mais lembrado por quem assistia filmes de ação) de peruca, a “Muriel” nos EUA fazendo papel de mãe e era de um diretor de nome estranho que ninguém tinha ouvido falar.

Algumas semanas antes começaram a aparecer publicados nos jornais uns quadradinhos pretos com o número 6 como se fosse luz e a silhueta de uma pessoa na frente. O único texto fixo era “Mensagem do além:” e seguiam-se frases alteradas diariamente.
"Diga para ela que a resposta é sim" e "Tenho medo do escuro. Me Ajude"
Coisas como “Tenho medo do escuro. Me ajude” e “se você tem alma, tente me ver” segudias pelo que parecia ser iniciais de nomes. Acho que desde Os Fantasmas se Divertem (Beetlejuice, 1988 de Tim Burton) não éramos confrontados com nada do ponto de vista dos desencarnados.
"Se você tem alma, tente me ver."
E foi assim até começar a dar certo medinho e irritar. O que será isso? Outro livro espírita da Gasparetto? Não havia internet, não como agora! Seria fácil conhecer a fundo um filme com um astro como o Bruce Willis bem antes de estrear como fazemos agora.

Aliás, querendo ou não, agora recebemos uma saraivada de informação sobre absolutamente qualquer filme. Inclusive uns que antigamente não ganhariam uma nota de rodapé na imprensa.
"Estou a seu lado e você não percebe."
Em 1999 ficamos com este fiapo de manga no dente por mais de uma semana. “Estou a seu lado e você não percebe” e “Aqui faz muito frio. Preciso de ajuda”, sim, parecem ser frases que mortos diriam...!

Até que os anúncios passaram a ocupar mais de ¼ de página e ficou claro que se tratava de um filme. “Drama, suspense, mensagens do além e de repente tudo parece fazer sentido.”
É um trocadilho com o título do filme, mas também não deixa de andar no fio tênue dos spoilers, já que avisava que as coisas fariam sentido. Mas o que faria sentido? 

A trama do filme toda apoiada num hiper twiste final ou aqueles tijolinhos de publicidade que fizeram meio mundo ficar encafifado?
"Hoje nos cinemas"
Consegui escapar de qualquer revelação (ah, os tempos sem internet!) e fui alugar em VHS assim que possível. Sim! Fiquei embasbacada, rebobinei a fita e assisti tudo de novo pra ver se fazia sentido mesmo.

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)