Da fruta que Betty Boo comia Britney chupa até o caroço

0
No final dos anos 80 surgiu uma gracinha vinda do Reino Unido que marcaria época. Betty Boo fazia uma música até então esquisita para uma pop star: Rap!

E não só! Seu disco de estreia, Boomania, misturava um monte de samplers exóticos e tanto os videoclipes quanto material gráfico transbordavam referências estéticas camp de 20, 30 anos atrás que pessoas de bom tom haviam passado muito tempo torcendo o nariz.

Seu principal hit foi “Where Are You Baby?” de 1990 que você pode refrescar a memória, ou conhecer no clipe fofo no player acima. No Brasil esta faixa entrou na trilha sonora internacional da novela Meu Bem Meu Mal.

Título da crítica a seu primeiro disco publicado no jornal Folha de São Paulo em janeiro de 1991
Betty Boo, nascida em Londres com Alison Moira Clarkson, tinha o apelido Betty Boop por se parecer ao famoso personagem dos anos 30. Tirou a letra “p” para evitar disputas autorais, mas ainda assim, hoje seu nome tropeça entre as duas ao ser pesquisado no Google.

Capa do elogiado Boomania, primeiro LP de Betty Boo
A carreira ia muito bem, teve três singles no topo das paradas quando numa turnê pela Austrália assumiu que fazia playback! Foi um escândalo, pessoas que estavam em um show perceberam que a cantora abandonou o palco enquanto a música tocava, ela depois garantiu que apenas cantava junto com a base pré gravada.
Notinha também publicada no FSP em julho do mesmo ano. É a última referência ao nome dela neste jornal que por semanas incluiu Boomania na lista dos discos recomendados 
A polêmica já estava em todos os jornais e Betty Boo resolveu dar um tempo, cancelando shows se dizendo gripada. Logo depois ela receberia a noticia que sua mãe estava com câncer terminal, o que lhe fez preferir estar a seu lado.

Contratada pela WEA ressurgiu em 1992 com o disco “Grrr! Its Betty Boo”, mas nunca mais alcançou o mesmo status e ela preferiu se dedicar a compor. Chegou a receber um convite para assinar com a Maverick Records de Madonna, mas recusou.
Capa do segundo e último disco de inéditas de Betty Boo
O produtor Chris Herbert a contatou quando estava criando as Spice Girls, dizendo que procurava por “5 Betty Boos” pediu para ela se envolver. Mas, embora a polêmica do playback, Betty Boo não via a menor graça em grupos formados em testes por produtores por ser uma artista pop autêntica.

Demonstrou contrariedade quando uma de suas composições alcançou as paradas ao ser gravada pelo grupo Hear'Say, saído da versão britânica do reality PopStars em 2001.

Em 2006 se juntou a Alex James, baixista do Blur, para formar o duo WigWam. O conceito era criar "um álbum de pop experimental do século 21", mas rendeu apenas um single.

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)