A sorte e as muitas versões de clássico do Mário Bava

1
É sempre bom contar com a sorte para filmes italianos clássicos.  As obras do diretor Mario Bava, por exemplo, sua maioria conta com diversos títulos e versões dependendo de vários fatores.

Rabid Dogs é conhecido também como Cani Arrabbiati, Man and a Boy, Kidnapped ou Semaforo Rosso. Rodado em 1974, teve a zica de ser um filme que Bava apostou tanto, mas o produtor faleceu antes de encerrar os trabalhos e todo material foi confiscado pela Receita.
Só viu a luz das telas em 1996 (alguns lugares contam como 1997) quando finalmente foi remontado, sonorizado e finalizado com o que deu. Em 2001 resurgiu na Europa um DVD com acabamento distinto.

Também em 2001, Lamberto  Bava, filho do agora falecido diretor, e o produtor Alfredo Leone resolveram remontar adicionando nova partitura de Stelvio Cipriani, planos e retirando outros que acreditava serem de desagrado do seu pai. Essa versão foi intitulada Kidnapped.
De lá pra cá ressurgiram no mínimo três outras versões e restauros, cada qual com mudanças principalmente no desfecho. Há edições em Blu-ray lá fora que incluem mais de uma versão.

Falei sobre esse filme aqui no blog pela primeira vez em 2010, sob o impacto de ter descoberto uma obra prima sem o menor exagero. Não faço a menor ideia de qual versão era, mas a abertura (conforme o post da época confirma) era a que você pode assistir no player abaixo.

As fontes amarelas com chanfro são bem feias e vemos a sombra enigmática de uma mulher no telefone chorando copiosamente. Com os títulos em andamento passasse a ouvir os acordes enervantes de Cipriani que pontuarão todo o filme.

Agora vi no YouTube a abertura feita para Kidnapped e é absolutamente diferente, conforme está no player abaixo. Lembrando que Lamberto Bava havia sido assistente de direção lá em 1974.
A música ainda é de Stelvio Cipriani, mas bem menos inspirado. Pra falar a verdade, lembra os créditos iniciais de um pornôzinho qualquer estrelado pelo Roberto Malone.

Não estou julgando os créditos de abertura para ter qualquer juízo de valor de toda a obra, apenas os usando para destacar as muitas versões existentes. E aí eu volto a falar sobre o fator sorte: Com tantas versões eu fui assistir logo a melhor ou qualquer montagem daquele material teria um resultado fabuloso?

Graças a Nossa Senhora das Torrents das Poucas Seeds hoje é possível tentar caçar o maior número possível dessas versões e tirar a prova dos 9. Em se tratando de Bava, nãos erá sacrifício algum.  

Veja também:
Rabid Dogs: Sob o domínio dos cães

Postar um comentário

1Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. E que plot twist no final, não? Parabéns pelo blog, como sempre.

    ResponderExcluir
Postar um comentário