Episódio de Além da Imaginação que inspirou novo de Jordan Peele

0
 O Oscar de melhor roteiro original por Corra! (Get Out, 2017) ajudou a elevar às alturas a expectativa quanto a Nós (Us), próximo filme de Jordan Peele. Em entrevista a RollingStone o diretor revelou que sua fonte de inspiração foi um episódio da série clássica Além da Imaginação (The Twilight Zone).

Especificamente o episódio Mirror Image, o 21° da primeira temporada, exibido originalmente em 26 de fevereiro de 1960. No box da série lançado no Brasil pela World Classics é o 22º, está no disco 3 e seu título é O Espelho.
O que chama a atenção é que não Mirror Image não é um dos tantos episódios celebrados que as cinco temporadas originais do programa nos deram. Peele diz que o assistiu na infância e jamais o esqueceu, “É uma narrativa aterrorizante, linda e realmente elegante”.

Com roteiro de Rod Serling o episódio conta sobre uma moça comum esperando ônibus numa rodoviária que começa a perceber que ou está louca ou existe uma outra pessoa idêntica a ela naquele pequeno espaço. Todos à volta que tenta conversar dizem já ter falado com ela pouco antes, mas a garota não lembra.
Ela chega a se lembrar de algo que leu sobre uma outra dimensão em que existem duplicatas de todos nós. Através de fenômenos temporais eles conseguem vir até esta dimensão e tentam nos aniquilar para tomar nosso lugar.

A atriz principal é a Vera Miles, que todos nós nos lembraremos como a irmã da Janeth Leigh em Psicose (Psycho, 1960, de Alfred Hitchcock). Na época, embora Milles já tivesse feito algumas outras coisas, provavelmente aconteceu o oposto para alguns, achando que a atriz que descobre a verdade sobre a senhora Bates é “a mocinha da TV”, porque o filme estreou meses depois.

Quem gosta de escaramuçar o acervo da Netflix Brasil além das obviedades sugeridas já deve ter se deparado com o horror mexicano Os Parecidos (Los Parecidos, 2015 de Isaac Ezban). Não só a ambientação, mas a trama em si também têm muito de Mirror Image, mas ao invés de cópias que vão aparecendo, são pessoas cujos rostos se transformam no de um mesmo homem.
O bizarro filme Os Parecidos de 2015 bebe da mesma fonte.
No filme Nós, que deve estrear nos próximos meses de 2019, é uma pacata família que passa a ser perseguida por cópias exatas. A partir da ideia do episódio de 1960 Jordan Peele passou seis meses desenvolvendo seu roteiro incluindo a “linguagem compartilhada”, segundo palavras do próprio, de filmes de terror como Os Pássaros (The Birds, 1963 de Alfred Hitchcock), O Iluminado (The Shining, 1981 de Stanley Kubrik), O Sexto Sentido (The Sixth Sense, 1999 de M. Night Shyamalan) e Medo (A Tale of Two Sisters/Janghwa, Hongryeon, 2003 de Jee-woon Kim).

Em comum entre todos está o horror oriundo de onde mais deveríamos nos sentir seguros: entre nossa família. Lembrando que ainda neste ano Jordan Peele trabalhará como narrador e produtor executivo de uma nova versão de The Twilight Zone.

Veja também:
Avó de Annabelle assombrou pesadelos dos seus pais
Vera Miles, a garota que Hitchcock perdeu para o Tarzan



Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)