Anúncio de "majestoso" edifício de 1951 e como ele está hoje

0
Rua da Paz, no Boqueirão em Santos, a partir da praia
A Ocian foi uma importante construtora brasileira na década de 50, com obras famosas na capital de São Paulo e no litoral. Seu nome que, embora lembre Ocean/Oceano, é na verdade a abreviação de Organização Construtora e Incorporadora Andraus Ltda.


Pois é! É a mesma construtora do Edifico Andraus no centro de São Paulo, palco do trágico incêndio em 1972.  Bem antes disso ela estava sempre nas páginas de jornais em publicidade ou em matérias que pareciam publicidade bendizendo as construções em tempo recorde, o que nos faz duvidar se uma coisa não está relacionada à outra.


Nos textos jornalísticos (como neste acima, publicado na Folha de São Paulo) a empresa era quase enviada por deus para construir prédios! Não ao acaso também que muitos desses edifícios tinham nome de santo, como os vários da Ocian existentes na cidade de Santos (São Nicolau, São João, Santa Clara, Santa Rosa, etc.).

O São Nicolau foi entregue em setembro de 1951 e fica no começo da rua da Paz, no bairro do Boqueirão, quase na esquina com a avenida da praia. Vi o anúncio (publicado no jornal Folha de São Paulo em 27 de setembro daquele ano) e demorei a reconhecer qual é, afinal, passo quase que diariamente por lá.
A foto publicitária não é a fachada do prédio! Essas varandinhas são a lateral do prédio, a frente é essa que você vê abaixo, quase chapada, por imagens do Google StreetView.
Eles utilizaram as varandas porque a vista era para o mar. Perceba que na parte inferior do anuncio dá pra ver um casarão e arvores.

Aonde era esse casarão hoje existe um terreno com o Jimmy Hendrix espacial grafitado (e um Pokestop!). E depois dele, já na esquina para a praia um prédio e ao lado deles muitos outros prédios!

Atual ponto de vista da rua da Paz e do São Nicolau para a praia
A vista para o mar simplesmente desapareceu nestes 67 anos do lançamento do São Nicolau. Quando construírem outro prédio ali onde fica o Space Hendrix acho que nem luz solar direito ele deve receber.
Santo Space Hendrix que permite  raios de sol. Amém
Outra coisa que noto na foto de 1951 e na atual situação dele é que quase todas as tais varandinhas na lateral desapareceram. Cada um fechou como quis, pra aumentar a sala, e não sei como isso é arquitetonicamente permitido, mas é comum em quase todos os prédios daqui.
Perceba ainda que havia um vazado ao centro, talvez seja o final de cada corredor, que foi substituído pelo que me parece ser vitrôs, daqueles basculantes. Tão mais chique, né? Aposto que trocaram porque junto com a vista, devia vir muito vento do mar...

Quase em frente a ele, do outro lado da rua, estão terminando um prédio novo muito mais alto. Desde a década de 50 continuam construindo quase que uns sobre os outros (região onde em alguns lugares é quase impossível sinal de celular ou conseguir pagar delivery com cartão de crédito dentro de casa). 

Constrói mais que tá pouco!


Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)