Mickey no porto de Santos

0
Pouco antes da Política de Boa Vizinhança, no final da década de 30, Mickey Mouse apareceu no porto de Santos! Um rato no principal porto do Brasil não é algo lá muito lisonjeiro, mas quem lembra que Mickey é um rato?

Essa gravura foi brinde de uma marca de café na Finlândia. Colecionável, ela e dezenas de outras com personagens Disney mostravam as origens distantes do café.

O texto em finlandês ali ao lado diz: "Santos no Brasil é o mais notável porto de carregamento de café do mundo". E porque o mais notável não era o Rio de Janeiro, a então capital do país?

A explicação para isso é bem óbvia. Ele fica a cerca de 70 quilômetros de São Paulo, um grande produtor de café no auge das exportações do produto, então era bem mais barato escoar a carga via Serra do Mar até Santos.

Hoje o porto de Santos ainda é superlativo. É o maior da AméricaLatina e o 39º no mundo em movimentação de containers, num total de 2,446 milhões de teus (unidades equivalentes a contêineres de 20 pés).

A imagem é um oferecimento Perunamaa Pamaus.

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)