Porque não se deve usar sapato branco após o dia do trabalho

0
 A certa altura de Mamãe é de Morte (Serial Mom, 1994 de John Waters) a protagonista fica injuriada com a jurada número 8 porque ela está usando sapatos brancos após o dia do trabalho. Como amanhã, primeiro de maio, é o dia do trabalho, o que pode haver de errado nisso?!

Bem, isso é uma antiga regra de moda dos Estados Unidos. Não se deve vestir nada branco após o dia do trabalho, que pra eles é no dia 3 de setembro.
A jurada número 8 (interpretada pela Patty Hearst) ainda alega que a moda mudou. E realmente para a grande maioria dos norte americanos isso não faz mais o menor sentido.
Estudiosos de moda  e costumes populares acreditam que isso começou no final do século XIX e inicio do século XX, após a Guerra Civil Americana. Na década de 1880 surgiram muitos novos ricos para desespero das tradicionais famílias que enriqueceram ao chegar ao novo continente.
Como forma de esnobar e distinguir quem era quem, as senhoras da alta sociedade criaram algumas normas entre elas, que não eram fáceis de serem acompanhadas por quem não era do meio. Se na opera aparecesse uma senhora com vestido muito mais caro que as outras, mas as mangas estivessem do tamanho diferente daquele momento, elas saberiam que não deveriam lhe cumprimentar.

Entre essas regras surgiu a de que não se deveria usar roupa branca fora do verão. Branco é mais fresquinho no verão e, portanto, não faria sentido usá-lo nos dias frios.
Lá o feriado nacional do dia do trabalho (03 de setembro) foi institucionalizado em 1894 e a moda o adotou como fim do verão. Na década de 50, com a grande popularização das revistas de moda, a classe média aprendeu que branco devia aparecer a partir do memorial day (28 de maio) e dar adeus no dia do trabalho.

Os feriados foram utilizados pelas publicações como forma de facilitar a memorização das datas em que a regra valia. Oficialmente o verão nos Estados Unidos vai de 21 de junho a 23 de setembro.

O que pode ter surgido apenas como regra de um pequeno grupo de senhoras se espalhou como regra para grande parte da população feminina daquele país. Pode parecer absurdo hoje, mas é bem provável que algumas mulheres ainda sigam a regra passada de mãe pra filha.
Aqui no Brasil não corremos risco algum com a data calhando em pleno outono, além do clima ser quente quase o ano todo. Pelo menos esta regra maluca não importamos dos gringos...

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)