Seu maior filme foi Garganta Profunda (Deep Throat, 1972),
considerado um pontapé inicial em toda indústria pornô, mas na época chegou a
ser cogitado como um gênero cinematográfico como qualquer outro. “Garganta” fez
tanto sucesso que foi exibido em qualquer sala de cinema, não apenas as
restritas a tarados e voyers.
Financiado pela máfia, Damiano não usufruiu diretamente de
seus lucros. Mas claro, usufruiu da popularidade conquistada e desenvolveu uma
carreira encerrada apenas em 1994, participando dos diferentes momentos por
quais passou a indústria adulta que ele ajudou a criar.
Damiano não se repetiu tentando lucrar eternamente com a
proeza difundida por Linda Lovelace. Cada novo filme foi explorando nossas
fantasias e modalidades sexuais.
Marca pessoal mesmo eram as suas aparições como ator ou
figurante em muitos dos seus filmes (não em todos!). Assim como Alfred Hitchcock, podemos procurar pelo diretor, mas nunca em sequencias de sexo.
Escapando de um pedinte logo no início de Magic Ring (1969),
um de seus primeiros filmes.
Até o X-Rated se consolidar no ano seguinte com Garganta Profunda,
muitas produções adultas eram disfarçadas como documentários, pretensos estudos
que serviam de mera desculpa para a sacanagem.
Assim é Sex USA (1971) onde
Damiano aparece como um sério diretor mediando debates entrecortados por cenas
de sexo.
Em Garganta Profunda (1972) a primeira participação
oficialmente engraçada. Ele é o vizinho efeminado que aparece reclamando no
final da grande orgia.
Meatball é técnico e artisticamente inferior a Garganta
Profunda, mas foi lançado no mesmo ano. Comédia debochada em que um cientista
maluco (o mesmo Harry Reems de “Garganta”) desenvolve máquina que transforma
almôndegas em pessoas praticantes de sexo livre.
Certa vez o aparelho fabrica o Gerard Damiano, recusado até pelo
esqueleto do laboratório.
No próximo ano ele emplacaria outro clássico: O Diabo Na Carne
de Miss Jones (The Devil in Miss Jones, 1973). Damiano tem um papel importante
aqui logo no inicio como o amante que rejeita Georgina Spelvin, ato que
desenvolverá toda a trama.
Ele é bem discreto numa sequencia de bar no ousado The Story
of Joanna (1975). Além de sadomasoquismo (de fazer 50 Tons de Cinza parecer
história da carochinha), um dos destaques desse filme inspirado em A História
de O é uma sequencia de sexo oral gay envolvendo o astro da chamada “The Golden
Age of Porn” Jamie Gillis.
O diretor aparece duas vezes em Let My Puppets Come (1976), absurdo
filme de sexo explícito com fantoches. No inicio comendo cachorro quente e depois
numa TV entregando um Oscar a um dos bonecos.
Em Join Venture/The Sex Team (1977) narra várias sequencias
de uma disputa sexual como se fosse um esporte. Sem maiores atrativos além de
ter sido um dos primeiros trabalhos no gênero da lendária Vanessa Del Rio.
Damiano em outra sequencia de bar em Skin-Flicks (1978). É o
mais perto do ato sexual em si que ele chega em sua filmografia, com tédio assistindo a
um strip-tease.
Meio Hitchcock participando rapidamente de um baile chique
em For Richer, for Poorer (1979).
Minha favorita! Quase um photobomb, estragando a fotografia
principal, no detetivesco Never So Deep (1981).
No final da ficção científica (!!!) The Satisfiers of Alpha
Blue (1981) ao lado da atriz exausta. Para quem ainda não ligava o nome à
pessoa.
Damiano no papel dele mesmo no mokumentário Consenting
Adults (1982). Com a explosão do VHS os tempos já eram outros para o cinema
adulto, agora absolutamente rápido e descartável, mas Damiano insistiu mais um
pouco na classe e na película.
Em Night Hunger (1983) aparece novamente como ele mesmo,
tendo que lidar com uma estrela temperamental. Oportunidade de ver um pouco
como eram seus sets de filmagem.
Para celebrar os 12 anos de garganta profunda dirigiu Throat
12 Years After (1984). Aliás, aparece dirigindo um taxi para um casal caliente.
Seu filme de 1972 gerou várias cópias e sequencias, mas
apenas aqui Damiano volta ao tema. Curiosamente há pouco de “garganta profunda”
desta vez.
Já em vídeo, em outra cena de bar, brindando com uma dama no
noir Forbidden Bodies (1986).
O tiozinho animado no bar beatnik de The Bitter End (1989).
Outra trama policial que brinca com os clichés dos anos 50/60.
Beds, Butts and Breakfast (1990) não tem diretor creditado,
mas Damiano aparece morrendo logo no inicio numa citação óbvia a Cidadão Kane
(Citizen Kane, 1941 de Orson Welles). Acho que “Rosebud” já tinha duplo sentido
suficiente.
Como nos EUA qualquer um dirigia pornô e ganhava rios de
dinheiro a cada esquina, Damiano foi dirigir na Europa, onde muitos ainda
trabalhavam com película, não videotape. Foi assim que aparece como o tiozinho
embalado no fone de ouvidos no italiano Giochi di Coppia (1991).
Detalhismo como sempre impecável. Maravilha!
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