Na casa do Drácula há muitas moradas. Inédito em VHS, foi lançado em DVD no Brasil pela
DarkSide/Works como A Mansão de Drácula, numa edição “double feature” com A
Mansão de Frankenstein (House of Frankenstein, 1944 de Erle C. Kenton).
Mercado Livre |
Pouco depois a própria Universal foi mais humilde distribuindo
o mesmo filme em DVD como sendo A Casa de Drácula. Outra vez ele dividia o
disquinho prateado, mas agora com O Filho do Drácula (Son of Dracula, 1943 de Robert
Siodmak).
No IMDB ele aparece como O Retiro de Drácula! Mais um pouco
e ele vira O Cafofo do Drácula.
Podemos considerar o título “correto” aquele em que foi
distribuído pela primeira vez num país?
Vamos lá! Ele foi distribuído no Brasil
em 1946 como O Retiro de Drácula, conforme você confere num anúncio
publicado em jornal da época.
“Retiro” é estranho, mas faz certo sentido, já que “house”
no título não se refere à morada, residência do Conde da Transilvânia, mas a um
local que ele vai para ser curado de sua maldição, num estranho crossover de
monstros, medicina e misticismo.
Soaria estranho, mas “House of Dracula” é uma sequência de “House
of Frankenstein” (do ano anterior, 1944) que foi originalmente rebatizado aqui
como A Mansão de Frankenstein. Sendo assim, até pelo maior apelo comercial, “A
Mansão...” dado pela DarkSide/Works em DVD tem mais sentido do que qualquer outro título.
Veja também:
Universal 40's: multiplicando horror
Carradine, o Drácula favorito de Coppola
O que terá ou o que aconteceu com Baby Jane?
Casa da Mãe Joana de títulos. Até quando?
Veja também:
Universal 40's: multiplicando horror
Carradine, o Drácula favorito de Coppola
O que terá ou o que aconteceu com Baby Jane?
Casa da Mãe Joana de títulos. Até quando?
Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.
Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.