Bette Davis, claro, é uma delas. Não tantas vezes quanto
Greta Garbo ou Mae West, mas foi uma das que mais foram homenageadas por mestres do traço
como Tex Avery e Walt Disney.
Se ela gostava de ser retratada em cartoon? Provavelmente detestava!
Nunca escondeu que odiava sátiras, imitadores e similares.
Mas sabemos que é uma honra, sátira é sinal de que se chegou
lá. Selecionei alguns (Todos podem ser encontrados online) excluindo animações atuais de fãs e personagens que são talvez
inspirados em seu rosto e jeito de atuar.
She Was an Acrobat's Daughter (1937)
No filme que os personagens do desenho assistem num cinema aparece essa sátira
a A Floresta Petrificada (The Petrified Forest, 1936 de Archie Mayo). Produção
da Warner colorida, mas o “filme” é P&B como o original.
Dangerous Dan McFoo (1939)
Clássico de Tex Avery para a série de desenhos Merrie
Melodies da Warner. Bette Davis é vista de forma realista na visão do lobo
vilão quando fica atraído pela cachorrinha.
The autograph hound – 1939
Produzido por Disney, Pato Donald vai a Hollywood tentar
conseguir autógrafos. É hostilizado pro várias estrelas até que descobrem que
ele é o Pato Donald e todos correm pra pedir seu autógrafo.
Bette Davis aparece rapidamente com o vestido avermelhado de
Jezebel (1938 de William Wyler).
Malibu Beach Party – 1940
Pérola do politicamente correto, repleto de estrelas e estereótipos
raciais. Davis entra mancando vestida de rainha numa referência evidente a
Meu Reino Por Um Amor (The Private Lives of Elizabeth and Essex, 1939 de Michael
Curtiz).
Hollywood Daffy - 1946
Patolino também vai de penetra a Hollywood. Produzido pela
Warner, casa oficial da Bette Davis, o único em que ela é chamada pelo
guardinha da porta do estúdio nominalmente: “Bom dia, Senhora Davis!”.
Ela responde (na voz de outra atriz que a imita) como se
estivesse falando sozinha algo como: “Então você diz que eu sou má com você.
Você diz que eu sou louca, cruel, dominadora. Bom Dia. Bem, você está certo! Eu
sou tudo isso, e o céu também.”. É uma citação ao melodrama Tudo Isto e o Céu
Também (All This, and Heaven Too, 1940 de Anatole Litvak).
A primeira imagem é um oferecimento Gods and foolish grandeur
A primeira imagem é um oferecimento Gods and foolish grandeur
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