O vento não levou: Tara renasce!

0

O historiador Peter Bonner , pesquisador da obra de Margaret Mitchell, encontrou nada menos do que Tara, a suntuosa residência de Scarlet do filme ...E O Vento Levou (Gone with the Wind, 1939 de Victor Fleming). Na verdade encontrou um monte de tábuas que seriam o cenário desmontado.

"Tara" atualmente
Agora ele pretende remontar tudo e a abrir a iconográfica mansão dos O’Hara à visitação pública. O projeto Saving Tara conta com um site e uma página no Facebook, onde fãs acompanham todo o trabalhoso processo de restauro. Como uma peça tão lendária do cinema hollywoodiano chegou a este ponto de abandono após 75 anos?

Segundo informações do site, os cenários continuaram de pé muito tempo após as filmagens. Em 1957 a Desilu Productions comprou a Selznick Studios (Que na época fazia parte da RKO). Em 1959 (20 anos após o filme estrear) Desi Arnaz e Lucille Ball (donos da Desilu) encontraram nos terrenos do estúdio adquirido a fachada de dois andares normalmente como foi vista no cinema e resolveram manter lá.

"Tara" na década de 50
Assim, há algumas registros de turistas daquela época que se encantavam com a imaginária residência dos O’Hara. Isso até o começo da década de 60, quando a Desilu Productions se desfez junto ao casamento de seus proprietários.

O que seria Tara foi desmontado e enviado da Califórnia a um celeiro na Geórgia. Por ironia do destino, a alguns quilômetros da antiga plantação com um casarão em estilo revival Grego que inspirou sua confecção.

Logo não faltaram ideias sobre como exibir a fachada Tara para as pessoas de todas as nacionalidades que buscarem um vislumbre de suas colunas. Mas cada grande ideia caiu sob o peso do tempo, logística e derrapagens de custos, até que um dia seus pretendentes já não estavam mais interessados em colocá-la novamente em uma colina para que todos possam ver.

Imagens retiradas do site Saving Tara. Post inspirado numa postagem de Raoni Garcia

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)