Ter um carro apelidado pelo povão com o seu nome deve ser o cume de popularidade, experimentada por poucos. Em 1968 José Mojica Marins estava na TV com a série O Estranho Mundo do Zé do Caixão quando a Volkswagen apresentou no VI Salão do Automóvel de São Paulo o modelo VW1600.
Seria o primeiro carro quatro portas lançado pela montadora no mundo. Acredita-se que o apelido “Zé do Caixão” surgiu porque as formas quadradas dianteiras e traseiras lembravam um esquife.
O apelido veio pra ficar! Até nos anúncios de usados hoje em dia ele aparece como Zé do Caixão, sendo seguido pelo oficial VW1600.
Marcante, mesmo com a fabricação tendo sido muito curta! Ele foi descontinuado em 1970, embora tenha se tornado o queridinho dos taxistas brasileiros, sendo visto rodando pelas ruas por muitos outros anos.
Além de Zé do Caixão, o carro foi conhecido como “Fusca quatro portas”, já que o tradicional carrinho, Karmann Ghia e Kombi eram as únicas fabricações da Volkswagen no Brasil, e portanto, uma referência da empresa . Fusca (beetle), outro apelido, só seria assumido pela montadora alemã em 1984.
No mesmo Salão do Automóvel em 1968 foi lançado pela Ford-Willys o Corcel, considerado um rival para o Zé do Caixão. A Ford continuou com o Corcel até 1986, o que faz ser bastante lembrado por quem foi criança na década de 80.
Parte das informações são um oferecimento do blog VW1600
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