Numa galáxia distante...

0
Espetacular capa da revista Science Fiction de 1949. De todos os gêneros, ficção científica é um dos que melhor retratam o presente, por mais contraditório que isso possa ser.

No caso da ilustração, veja só, 1949 a popular confiança quase sacra pelos governantes estava bastante arranhada. O mundo ainda recuperava-se da 2ª Grande Guerra, quando muitos discursos políticos se mostraram bem diferentes na prática.

Em agosto daquele ano a União Soviética testou sua primeira bomba atômica, o que desencadearia na paranoia vermelha. Ao mesmo tempo, a OTAN foi criada para proteção mútua entre os países aderentes.

Talvez seja mais fácil compreender qualquer complexidade político-social (até de sentimentos) se a transpormos para um planeta distante ou num futuro incerto aqui mesmo na Terra. Claro que depois, como arte, não perde a beleza, mas fica bastante datado.

A capa é um oferecimento SFordScott

[Ouvindo: Face To Face - Siouxsie & the Banshees]

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)