Correio sentimental

7
Momento Rádio Mundial, onde os apresentadores ficam respondendo aos ouvintes com inestimáveis conselhos espirituais!!! A Raquel do janeausten.com.br enviou a seguinte cartinha (era e-mail, mas finge, né?) com dúvidas sobre DVDs, mais precisamente como fazer seu player permitir todas as regiões. O famoso liberô geral!

“Tem sempre alguém perguntado sobre DVDs e que tais no Jane Austen e eu entendo pouco, quase nada do assunto. Pensei que talvez você já tenha escrito algo a respeito das regiões (que na verdade é uma "zona"!) nos teus blogues que eu poderia indicar... 

Raquel
ps: Eu já pensei na possibilidade de comprar DVDs da Austrália, região 4 como o Brasil, mas pode vir com algum "canguru de brinde" e dar o maior perrengue... desisti! e não dá pra indicar pirata, né... risos”.

Querida Raquel,

Entender, entender mesmo ainda tô atrás de descobrir do que entendo nesta vida! Mas alguma coisinha, pela necessidade, vai-se sacando um pouco.
O lance da zona nas zonas dos DVDS é uma criação dos grandes estúdios de Hollywood. Teoricamente pra conseguirem controle nas estratégias de lançamento nos vários países, e também, e creio ser o principal motivo, pra coisa não virar o oba-oba que foi no início do VHS. A pirataria rolava tão a lá vonté que até as locadoras disponibilizavam cópias sob a alcunha de “alternativas” só porque não tinham sido disponibilizadas oficialmente no Brasil.
Tempo depois, sabe-se que a história não serviu nem pra uma coisa nem pra outra! Tanto é que já há muitos modelos de leitores com código de área livre. Um dos fabricantes mais popular nesse quesito é o Gradiente.
Seus aparelhos já vêm destravados, zona 0, e ainda junto à embalagem trazem um código para ser digitado caso haja algum disco importado mais teimoso de rodar. É ainda bastante versátil na leitura de vários arquivos de vídeo, mas...
... O hardware é muito ruim! Mesmo com todos os cuidados de preservação, invariavelmente apresentará defeito, conforme notei em reclamações pela web, e aqui em casa. Tenho um moribundo que ao menos serve pra filminhos daqueles, baixados da net.

Do mesmo jeito que existem discos que podem ser mais difíceis de rodar até num aparelho sem zona pré definida, já vi de zona que não seja a nossa (4) reproduzirem lindamente em aparelhos brasileiros! 
Uma sorte!
Agora a boa notícia! Os players destas empresas multinacionais são os mesmos no mundo todo. Ou pelo menos o software deles. Portanto, qualquer marca que seja, dá pra achar o código no Google que irá destravá-lo!!!!
Claro que você precisará saber qual é a marca e modelo e escrever junto “destravar área DVD” ou coisa que o valha. Para os mais comuns serão encontradas dezenas de páginas em português mesmo. Modelos novos ou menos comuns, teremos que escrever junto “DVD free code área” para ir a sites internacionais. 
É bem simples de fazer, e você só precisará digitar no controle remoto a seqüência de números. No meu Philips (com senha encontrada num site russo!) abriu janelinha secreta na tela onde o quatro estava selecionado. Foi só mudar para zero e voilá! 
Pra comprar DVDs em sites de outros países, fique atenta às legendas, e se a alfândega não cobrará nenhuma taxa a mais. Pelo menos para eletro eletrônicos ela cobra 60% do valor do produto novo, independente se é presente, usado, etc. Quanto a isto já postei neste post aqui.
Ah, e pirataria não rola mesmo! Os DVDs custam relativamente pouco pela sua durabilidade. Ainda mais se é pra se ter um filme com extras e capinha que levaremos para o resto dos nossos dias. Downloads só de coisa raras, que não foram ou nem nunca serão comercializados no Brasil.
É isso! Outras dúvidas? Envie e-mail para miguelandrade100@gmail.com, escrevendo como assunto "Correio Sentimental" para que possa ser publicado. Spams e correntes, envie à senhora sua vovozinha.

[Ouvindo: Bajo Sexto – Chingon]

Postar um comentário

7Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Miguel meu caro,

    Todos - TODOS - os manuais de instrução, incluindo seus respectivos tradutores, deveriam ser obrigados por lei a vir nesse português inteligível e incluir lindas ilustrações, como você fez.

    Entendo chongas do assunto, mas mesmo assim li até o final. Não é fofo?

    ResponderExcluir
  2. Miguel, bom dia!
    Obrigada pela linda "cartinha"!
    Eu na verdade rodo os filmes no DVD player/gravador do meu micro (posso considerar que não tenho mais TV...) e o filme sendo em inglês, na maioria das vezes entendo bastante, a não ser que seja um filme com o Ray Winstone – que eu adoro! aí só com legenda e pause!
    Como sou perguntadeira por demais, acrescento:
    O cuidado que mencionas sobre as legendas, é sobre não serem legendas em português? Ou sobre o fato de não ter legenda alguma, nem em inglês? Porque eu conto que filmes importados não teriam as legendas em português, o que os tornaria inclusive mais baratos (I hope!)
    E sobre a taxa de 60% da alfândega, é aleatória ou temos como saber com certeza antes de encomendar?
    Mais uma vez obrigada e beijocas, Raquel
    PS: Vou fazer um post recomendando o seu post, neste final de semana.

    ResponderExcluir
  3. hey cara tudo bom?
    acabei de ganhar o selo "diz até que não é um mau blog " e indiquei o seu blog, dá uma passada por lá e dê continuidade a tradição, valeu?
    abçs

    ResponderExcluir
  4. Letícia! Sou suspeito porque AMO ler manual de instruções no banheiro!!! Principalemte a parte das soluções: "O Aparelho não funciona? Verifique se o mesmo está com a tomada ligada na eletricidade" Dããã

    Raquel, neste caso, se você vê no PC e usa o WinDVD, que acho o mais prático e eficiente, ele permite trocar de região cinco vezes. Maaaaaaaaas... Há um programinha excelente chamado AnyDVD que dribla regiões e travinhas de segurança mole mole. Basta instalar e pronto! As legendas em português pela facilidade. Por exemplo, italiano, japonês, espanhol, etc, e mesmo inglês, que o meu é tipo lixo, embora alguns filmes, pela preciosidade, eu pouco me importo para a existência delas ou não. Espanhol a gente se vira, mas italiano é um sufoco! Então, é preciso pensar no custo benefício, até em se tratando de legendas. Vou usufruir mesmo dele? Quanto à taxa, quando me informei nos correios e mal e parcamente no órgão responsável do governo, é cobrada aleatoriamente, mas encarece muito o produto. Já ganhei de presente uma webcam de aniversário vinda dos EUA. Lá custou 15 dólares, mas para levantá-la eles cobraram 60% do valor de uma aqui no Brasil na época (isso faz uns seis ou sete anos), um absurdo! Paguei 160 Reais por um presente!!!!!!! Enfim, recentemente, para outro presente, antes de envirem, fui saber direitinho do que poderia acontecer. E espantosamente está valendo isso mesmo. Esse valor é baseado no produto nacional similar, sempre muito mais caro. Mesmo se for usado, a senhora dos Correios me falou de um Chinês que veio morar em Jundiaí e os parentes de lá mandaram as bonecas da filha, todas usadas mesmo, e ele desembolsou quase 1000 reais!!!!

    Alessandro, valeu, vou lá dar uma olhada!

    Tertulias, pode! E ninguém fala nada! Descobri esse lance acidental. Eu perdi o papelzinho que acompanhava o Gradiente com o código e entrei na net pra tentar achar. Entrei pelo Gradiente porque já sabia que ele permitia todas as regiões. Imagina a surpresa quando vi que haviam senhas para TODAS as marcas!!!! Só o meu outro aparelho está ligado no áudio bacaninha...

    ResponderExcluir
  5. Miguel, quele horreur! Só podemos ser mesmo um atraso... que taxas precisam ser cobradas eu não discuto, mas assalto ainda considero crime.
    Eu de fato só me refiro ao inglês, nem me atrevo com outras línguas. Vou anotar as dicas. Eu, depois de muito baixar codec e mais codec, agora estou usando um programa gratuito muito bom (até agora, bate na madeira) o VLC Media Player.
    Já escrevi o post remetendo para o La Dolce.
    Mais uma vez, obrigada querido
    bijocas

    ResponderExcluir
  6. Raquel, também usei o VLC Media Player por um tempo, é bom. Lê muitos arquivos e é free, não lembro o porquê me desinteressei por ele. Ah sim! Meter a faca na gente pobres mortais e deixar passar tanta pirataria e muamba sem taxa nenhuma é uma demonstração de que no Brasil até o governo impeli pra ilegalidade.

    ResponderExcluir
Postar um comentário