Misty, a estrela dos quadrinhos

10
Misty foi uma tentativa da Star Comics, selo da Marvel, de repetir nos anos 80 o sucesso dos quadrinhos Millie, The Model dos 40/50. Criada por Trina Robbins (conhecida cartunista feminina) em 1985 invertia os sonhos das garotas de suas épocas. 

Se no tempo de Millie todas queriam ser atrizes de Hollywood, ela era modelo. Para Misty, com as Top Models ocupando o imaginário popular, suas historinhas giravam em torno dos bastidores da indústria da TV e cinema. Originalmente nos EUA seria uma série de cinco edições com a possibilidade de se estender para outros números, o que acabou não acontecendo. No Brasil a personagem teve mais sucesso, e a editora Abril produziu números a mais, sob o traço de artistas nacionais como Watson Portela. 

Outro diferencial é que muitos elementos foram alterados ao gosto do público brasileiro. Após vencer o concurso de talentos e torna-se atriz de telenovelas terá que disputar com a rival Darlene (a garota rica) o coração do galã Flávio Júnior, alusão óbvia ao astro Fábio Júnior, referência de beleza masculina 80’s. Muito kitsh, tem a participação da modelo Millie como a tia solteirona, já que ela é órfã de mãe, e forte apelo para a moda. 

Convocava as leitoras a desenharem os figurinos das próximas edições e ainda trazia em suas últimas páginas várias roupinhas para serem recortadas e servirem de brincadeira com bonecas de papel. Recurso absolutamente esquecido, assim como quadrinhos para adolescentes sonhadoras. 

[Ouvindo: Linus And Lucy – Vince Guaraldi Trio]

Postar um comentário

10Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Miguel, sou do tempo de "Millie, The Model", que aqui no Brasil virou: "Lili, a garota modelo".
    Pelo que estou vendo, a Misty (que eu não conhecia) era praticamente uma xerox descarada da Lili, uma lourinha que usava perucas de aplique, tubinhos laranja com botas roxas e que tinha como maior inimiga a ruiva invejosa, porém hiper chique, Zizi.
    Eu gostava dessa revista principalmente por causa das paper-dolls pra recortar e do visual caprichado e moderninho. Mal poderia imaginar que anos depois fui estudar moda (que nunca foi minha profissão principal) e hoje ainda faço alguns trabalhos como ilustrador de apresentação de projetos, para estilistas desajeitados em desenho.
    Até uns 10 ou 12 anos eu adorava revistas em quadrinhos, comprava todas, Bolinha, Riquinho, Superman, Batman, Lili - que não era "muito pra meninos" ;)... mas as minhas favoritas eram as de Terror, como o Drácula e principalmente "Mirza, a mulher vampiro".

    Você está inaugurando um novo blog sobre edições gráficas, é ? Parabéns, vou virar freguês.
    Muito sucesso com o seu nouveau-né !
    Abç!

    ResponderExcluir
  2. JÔKA!!!!!!!
    Não sabia de "Lili, a garota modelo"! Nunca imaginei que a Millie, The Model tivesse sido editada no Brasil! :O

    Obrigado pela informação! A Millie, como eu disse, aparece na revista da Misty como sua tia solteirona, ex modelo. Misty tinha um visual retrô, diferente do que existia na época em termos de traços. Eu gostava disso e do fato das historinhas se passarem nos bastidores do show bussines. Este exemplar que escaneei nunca foi meu. Quem a colecionou foi minha irmã mais velha, porque Misty era coisa de menina.
    Eu usurpei alguns números da minha outra irmã mais nova que também comprou algumas edições, mas ela as maltratava. Coube a mim conservá-las para a posteridade. Rs.
    Eu comprava muita coisa em quadrinhos, mas do tipo Maurício de Souza, que detesto hoje em dia. Ah, e vários subprodutos da TV. Verdadeiras pérolas trash em HQ.
    Olha, agora que aprendi a dar uma restauradinha nelas, me aguarde porque tenho quilos de revistas em quadrinhos para publicar!

    ResponderExcluir
  3. Ola Miguel,
    Fiquei tao feliz que tenha editado esse lindo scan!Como podes imaginar sou fa da Misty!Foi do meu tempo de crianca,e sem olhar no lado critico das historias,eu achei e acho muito boas pois nao apresentava violencia.As historinhas eram diferentes de varias outras no mercado tinham comeco,meio e fim e envolviam garotas como a mim.Que iam para a escola(com o foco principal no que vestir proximo dia-acho que isso nunca muda-haha).Ter sucesso na futura profissao.
    Eu tambem comprava os quadrinhos dos super herois e do Maurício de Souza,sao classicos.
    Mas e excelente relembrar dos bons tempos com as bonecas de papel que me inspiraram a desenhar(sou pessima desenhista),ainda assim uma epoca que amei.
    Como sua irma,tambem tive a colecao completa,nada restou...
    Adquiri outro dia a numero 7 desse quadrinho.Caso se interesse em colocar no seu blog,te mando os scans que fiz do quadrinho todo!
    Falo em nome de outras colegas,que tambem amavam esse quadrinho como eu.
    Poste mais por favor!
    Meu muito obrigada e sincero desejo de muito sucesso!
    Karin.

    ResponderExcluir
  4. Karin, era isso mesmo! Misty envolvia bem a imaginação, e ainda promovia a arte de suas leitoras, pedindo modelos novos. Lembro que minha irmã enviou alguns modelos. E as historinhas com começo meio e fim era outro atrativo interessante.
    Me afastei na infância dos heróis da Marvel e DC, por exemplo, porque além de terem um traço e cores muito escuros, nunca soube por onde começar. Sempre estavam na banca pela metade. Que bom que você gostou deste scan. Acho que devo ter mais um ou outro número da Misty comigo. Vou procurar. Oh, e se puder me enviar o scan do 7 agradeceria.
    Abraços e obrigado pelo carinho. :))

    ResponderExcluir
  5. Hi! Sorry I can't read Portugese, and sorry to be writing this in English, but I wanted to thank you for your sweet blog about my character, Misty. It's good to know that people still write about her after all these years.

    I still have some extra copies of Misty (in English) if anyone is interested in buying one or more.
    Please check out my website: www.trinarobbins.com
    Adios!
    Trina Robbins

    ResponderExcluir
  6. Trina, thanks for your words and a work unforgettable!

    ResponderExcluir
  7. Um prêmio pro "Adios", uma homenagem a nós, latinos.

    ResponderExcluir
  8. Fáu, si si! Viva nuestra capital! Mi Buenos Aires querida!

    ResponderExcluir
  9. A Misty é nostalgia pura! Minha infância!! Tinha a coleção inteira mas em meados dos anos 2000 eu, do alto dos meus 20 anos, doei minha IMENSA coleção de gibis e a Misty foi-se embora... Hoje, aos 41 anos, ADORARIA ter minha coleção de volta!! Andei pesquisando no Mercado Livre mas fora do meu orçamento... Possuo dois numeros garimpados na net. Seria possivel disponibilizar mais uma vez o épisodio 1?
    Agradeço imensamente antecipadamente sua resposat (ainda que seja "não).
    Marilia

    ResponderExcluir
  10. Estava pesquisando na internet sobre as HQs da Misty, que fez parte da minha adolescência e me deparei com essas informações. Nostalgia pura!

    ResponderExcluir
Postar um comentário