Sem título

0
Os Olhos da Cidade São Meus

Não chego ao ponto de cantar Venus as a Boy enquanto frito ovo, mas tenho me divertido um bocado no território culinário. Assim, quando me dá uma terrível vontade de comer uma coisa na hora em que vou dormir, enquanto não pego no sono (e isso costuma demorar), vou imaginando as possibilidades para chegar àquele resultado. A emoção está em nunca usar receita para nada. Nem pra bolo, e quase sempre dá certo! Quaaaase... Fora os momentos Marta Stuart, ainda tenho colocado a leitura em dia e revisto alguns DVDs com o áudio de comentários do diretor. Ok, Tim Burton é gênio, mas ouvir seus comentários monossilábicos seria perder tempo, se ele não me estivesse sobrando, como você deve notar. Oh! Mas isso é fichinha perto da administração do tempo que Ramos de Azevedo devia ter. O arquiteto (engenheiro e professor!), foi imortalizado pela construção do fabuloso teatro municipal de São Paulo, e ainda na capital a tal Casa das Rosas na Avenida Paulista. Tudo no mais absoluto art déco com os rococós a que tínhamos direito no início do século passado. Bizarro é que mesmo tão ocupado ele conseguiu espalhar seus trabalhos por todo o país. Onde tem um casarão caindo aos pedaços alguém imediatamente recorda que aquilo é coisa de Ramos de Azevedo! Mesmo em Itapeva (lá nos cafundós do estado), o decadente Itapeva Clube teve seus anos de glória quando era chamado de Gabinete de Leitura, ostentando as linhas sinuosas do arquiteto. Em 1969 o frisson foi a ilustre visita da atual Miss Brasil Vera Fisher, evento amplamente fotografado pelos cidadãos locais. Naquela cidade ainda há outra obra praticamente fiel ao original: A insuspeita casa do padre. Sim, sim! Em meio a construções do porte de um teatro municipal ou Correio Geral, arrumou um tempinho na agenda pra colocar em pé a casa do vigário! Aqui em Jundiaí tem o dedinho dele na biblioteca municipal, o lugar onde não se pode entrar de bermuda, minissaia, sem camisa, com bolsa, pasta... Ou o cara possuía a secretária mais eficiente que já existiu ou nem tudo deve ser verdade. Talvez Pau d'Alho não tenha uma construção com a assinatura de Ramos de Azevedo. Quiçá!

[Ouvindo: Let Forever Be - The Chemical Brothers]

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)