terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Com a Maldade na Alma: O filme que não foi

Agnes Moorehead com Joan Crawford e abaixo na mesma cena com Olivia de Havilland
 Agora há várias fotos de cenas de Com a Maldade na Alma (Hush...Hush, Sweet Charlotte, 1964 de Robert Aldrich) com Joan Crawford interpretando a prima Miriam. Como se sabe, o papel acabou ficando com Olivia de Havilland.

Antes na internet conhecíamos duas ou três fotos promocionais, com Joan e Bette Davis posando num tumulo.  Stills de sequencias eram raros, o que nos leva a ter esperança de algum dia assistir ao que foi filmado e dispensado.


Fica evidente que se tornou um filme absolutamente diferente com a troca de atrizes. Até porque, Olivinha é fofa, mas não é Joan Crawford, que impingiria muito mais força ao trabalho.

Prima Miriam da Joan chega, chegando, com colar de diamantes e tudo, enquanto a que acabou valendo vai mostrando as garras aos poucos. Olivia de Havilland manteve a princípio a imagem adocicada que tinha perante o público.


Seria possível esperar pelo menos um pouco que ela tivesse alguma boa intenção com a parente sulista reclusa, acusada de decapitar um homem por amor? Com Olivinha sabemos que sim!

Pelas fotos também vemos que Joan não filmou pouco. A sequência da escada da primeira foto (com a Agnes Moorehead) é lá na frente da história.

Todas, claro, sem Bette Davis que exigiu não filmar nada com Joan Crawford, embora no roteiro houvessem muitas cenas juntas. Antes de achar uma solução ao entrave absurdo, o diretor Robert Alderich foi adiantando as sequências em que elas não apareciam juntas.

Isso até o clima ficar insuportável com inúmeros atritos e exigências cada vez mais loucas das estrelas da película, culminando com Joan faltando as filmagens alegando indisposição. Brecha pra Davis sugerir a amiga de longa data Olivia de Havilland como substituta!

Além do filme oposto ao que poderia ter sido, ficaram muitas histórias de deliciosa rivalidade. Não deixe de ler o post “Com amaldade na alma: Joan Crawford por Bette Davis” contendo detalhes.

As imagens são um oferecimento Joan Crawford Babylon! 

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails