quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Dica de programa para catalogar seus filmes

Na difícil arte de colecionar filmes já perdi muito tempo tentando localizar algum. Mais tempo ainda tentando arranjar um programinha onde eu posso cadastrá-los de forma satisfatória.

Existem centenas deles, cada qual com seus prós e contras. O que menos tem contras é o EMDB (baixe no site oficial clicando aqui) por ser freeware (de graça!), leve e muito simples de atualizar e utilizar.

Abrindo o programa, basta clicar em “inserir”, escrever o nome original do filme e mandar o programa catar o resto no IMDB, o mais confiável e tradicional banco de dados na internet. Há outros softwares que buscam em sites brasileiros, mas vá saber sobre a confiabilidade das informações...

Manualmente nos resta acrescentar o tipo de mídia (DVD, VHS, DVD-R, Super8, etc.) e alguma informação indicativa. Filmes em DVD-R eu guardo em cases numerados e por isso escrevo o número correspondente a cada registro.

Outra dica é nunca deixar de incluir o nome brasileiro ainda mais em filmes de línguas que temos menos familiaridade, o que dificulta buscar depois. E ficar de olho se puxou tudinho do IMDB, já que em caso de produções nacionais ou obscuras, costuma omitir cor, gênero, metragem, etc.

Ponto negativo do EMDB é que ele ignora títulos que o IMDB considera adultos. Se você tiver clássicos como Atrás da Porta Verde (Behind the green door , 1972 de Artie e Jim Mitchell) terá que adicionar manualmente tudo. Como são poucos, nem é tanto sacrifício assim.

No começo leva um bom tempo catalogando, mas depois, além de não perder nada de vista, é bem prazeroso de ficar fuçando. Pode-se ver, por exemplo, o que se tem ano a ano (a partir de 1910, tenho pelo menos uma produção de cada ano até 2012), quantos são de determinado diretor, ator, país, etc.

Ah, o nome do programa (EMDB) é uma referência ao Eric, criador do software. Quem doar uma pequena quantia pode te-lo customizado com a letra do seu nome, MMDB, no caso de você se chamar Miguel.

[Ouvindo: Summer Kisses Winter Tears – Elvis Presley]

9 comentários:

Refer disse...

uhm, (me parece) meio exagerado um programa desse naipe para catalogar filmes de coleçaõ; eu uso o excell para anotar meus elepês e acho que já tá bão, mas se houvesse um programa desses para LPs quem sabe eu poderia considerar..., mas por enquanto e daqui do meu canto me pareceu boiolagem.

Miguel Andrade disse...

Refer, hahaha! Não é baitolagem não! Muito simples e organizado. Tentei Excell também, mas depois vira bagunça, confuso.

Ah, o EMDB exporta arquivos de Excell.

Refer disse...

Legau. Por falar em boiolagem, é muito complicado colocar foto do lado do nome nos comentários? Não tenho a menor ideia de como se faz isso.

Miguel Andrade disse...

Refer, tem outra vantagem ÓBVIA. Não precisa ficar escrevendo. Imagina nome por nome do elenco.

Ele faz isso automático e ainda coloca a capinha ou poster referente.

Pra colocar a tua foto aqui, acho que é só criar uma conta no Blogger e colocar um avatar. Facinho!

Emanuela Barisan disse...

Tenho uma lista muito da desatualizada em Excel, mas o programinha não é compatível pra Mac.

:/

Miguel Andrade disse...

Emanuela. Que pena! Tinha esquecido de adicionar isso no post. Só pra Win Vista, 7 e 8.

Leo B. disse...

Obrigado pela dica!
Estava mesmo há tempos procurando por um software competente para isso. Só continuo na minha busca de um de mesmo tipo para os CDs e livros.

Miguel Andrade disse...

Leo, pra livros seria uma boa mesmo.

Anônimo disse...

Eu tinha esse programa e formatei o pc, perdi todos os filmes catalogados. Conhece outro programa que faça backup?

Related Posts with Thumbnails