segunda-feira, 9 de maio de 2011

Por que o Superman usa cueca por cima da calça?

Dúvida que aflige a humanidade há décadas! Afinal, qual o motivo para o filho mais ilustre de Krypton optar por vestir a cueca vermelha em cima da calça azul?

A explicação mais plausível que já li (não lembro a fonte) contava que essa decisão foi tomada pelo colorista. Assim que o herói foi publicado pela primeira vez, na Action Comics nº 1 em 1938, ele já apareceu com este uniforme.

Ou seja, seria quase um erro em relação ao que o cartunista havia imaginado. Não se trata de uma cueca, mas um shortinho.

Acredito nisso levando em conta qual o herói mais popular nas décadas de 30/40. Tarzan! O homem macaco era a coqueluche do momento e vestia apenas a tanguinha.

O visual gerou milhares de cópias e serviu de base para muitos super-heróis do período, como o The Black Condor (1940) da capa acima. Até nos personagens que vêm ferozmente sendo explorados no cinema percebe-se que uniformes seguem o estilo do anterior que tenha ido bem nas bilheterias.

Encontrei a foto ao lado, de Victure Mature como um tipo de Tarzan, que parece fazer sentido no absurdo de encontrar parâmetro entre um alienígena e num homem das selvas. Para a época devia ter alguma lógica.

[Ouvindo: Good Night, Baby - Van McCoy]

14 comentários:

Monsek Hevlan disse...

O que eu acho, Miguel, é que de acordo com algumas pesquisas rápidas, a idéia é de que o Superman usasse esse calção pra fazer alusão ao lutadores, como idéia de força, boa forma e um visual másculo pra época. O colorista só contrastou isso (porque o traço do calção estava lá). E aí com o passar do tempo já virou maiô, sunga, cuequinha.

Atualmente, com o advento do novo filme (no qual Superman/Clark será interpretado pelo ótimo Henry Cavill de "The Tudors") a discussão sobre usar ou não essa peça não tem fim. É um divisor de águas.

Agora, esse Tarzan daí, valha-me Deus.

Miguel Andrade disse...

Monsek, sim, faz sentido. Como todos os homens fortes usavam na mídia da época, entre os heróis o Tarzan era o mais conhecido!

Mas não vejo mal nenhum na peça. Estou tão acostumado que acho ridículo cogitarem ele não usar.

Monsek Hevlan disse...

Do ponto de vista cultural e poético do personagem, concordo que seja um erro não usar a peça, que se transformou em sunga hoje em dia. Mas o que está atrapalhando essa decisão é o caminho que a DC está tomando no cinema de se fazer heróis menos estereotipados (como aconteceu com o Batman de Nolan ou o novo Lanterna Verde que estréia esse ano). Parece que a sunga começou a soar como comédia, principalmente entre o pessoal aborrecente, e justamente a grande parte do público alvo.

Miguel Andrade disse...

Monsek, particularmente acho que já deu de filme de super-herói. MORRO de preguiça quando anunciam um novo.

Monsek Hevlan disse...

Ah, não. Sou uma eterna criança. Meus olhos brilham. Rs. Típico nerd.

Miguel Andrade disse...

Monsek, perdi a paciência.

Pra mim bastou aquele último e triste Batman do Nolan, desprovido de qualquer senso de fantasia. Saí do cinema me sentindo enganado.

Monsek Hevlan disse...

Mas Miguelito, você gosta muito de cinema cinema. Eu também gosto do cinema pipoca. Por exemplo, tenho certeza de que gostou do Superman do Singer. Foi cinema cinema, não foi pipoca. Tanto que não deu o lucro que esperava.

Apesar dos pesares, não gostei de Avatar (muito previsível e com vícios roliudianos irritantes) e do último Batman (o Coringa me irrita), e praticamente sou excomungado por isso.

Mas não quero te convencer. Aliás, não quero que você mude nunca. ;)

Miguel Andrade disse...

Monsek, sim acertou! Gostei bastante e nem compreendi o fracasso.

Curto pipoca sim! Mas tem que me surpreender, não ser previsível coisa e tal.

Ah! Os Spiderman do Sam Raimi são muito queridos pra mim também! Principalmente o terceiro.

Hahahaha! Concordo com Avatar, mas o espetáculo em 3D e no IMAX foi excelente. Mas não assistiria de novo, em casa, por exemplo.

Monsek Hevlan disse...

Avatar foi bom em 3D? Bom, eu não senti tesão suficiente pra ver esse filme no cinema. Vi em casa de curiosidade.

Pra falar a verdade, não vi nada 3D ou em IMAX ainda.

Miguel Andrade disse...

Monsek, ah, não! Como cinema ele é banalíssimo. Mas a começar pelo logo da Fox no começo, naquele 3D novo foi algo inesquecível.

Dá vergonha de falar, mas cheguei a quase chorar coma fanfarra da Fox.

Leticia disse...

O pior da foto do Victor Mature não é o shortinho (coisa de época), mas a cara dele mesmo. Acho tão calhorda e ridícula ao mesmo tempo...

Miguel Andrade disse...

Letícia, hahahahahaha! Falaram o mesmo aqui em casa. De onde será que é isso? Péssima!

Leticia disse...

Uma cara meio idiota, concorda?

Miguel Andrade disse...

Letícia, tentando ser o fodão a força.

Related Posts with Thumbnails