quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Multimídia por natureza

Colcha de retalhos pulp, O Escorpião Escarlate (1990 de Ivan Cardoso) faz com que volta e meia esbarre em suas referências. O vilão que dá nome ao filme mesmo é evidente primo tupiniquim desse “Escorpion de Oro”.

Que por sua vez dava dor de cabeça ao Capitan Maravillas, na verdade o Capitão Marvel. Sem esquecer que no filme do Cardoso ainda aparece a reencarnação brasileirinha do Fu-Manchu.

A década de 40 originou uma galeria hilária de super-heróis e vilões muitos agora esquecidos, mas que tiveram seus tempos de glória nos seriados cinematográficos, quadrinhos e rádio. Sugestão para a reciclagem de malvados na tela:

Doctor Satan e sua indefectível máscara de... Tricô?

Bem aventurado seja o criador da malha de poliéster. Devia ser mais difícil tentar dominar o mundo com uma máscara de tricô.

As capas foram generosamente postadas antes no El Desván del Abuelito

[Ouvindo: Groove Is In The Heart - Deee-Lite]

5 comentários:

Tchia Deslogada disse...

Pára tudo! Quê isso? Tião Macalé?

Fu Manchu num era pai do Shang-Chi, o mestre do Kung Fu?

Miguel Andrade disse...

Tchia, nojento!

A legendinha em inglês não faz jus ao diálogo: "Puta que pariu! O escorpião Escarlate"! Ahá

Fu Manchu é um vilão chinês mega, hiper, ultra utilizado antigamente. De Boris Karloff a Christopher Lee, todos foram alguma vez na vida Fu Manchu.

Anônimo disse...

o Tchia está certo na década de 1970 a Marvel queria adaptar a série Kung Fu com David Carradin (boatos dizem que o papel cabia a Bruce Lee, mas não aceitaram um chinês protagonista), isso seria impossível já que a série era da Warner (que já era dona da DC), a Marvel possuia a licença do Fu Manchu (naquela época Marvel e DC tinham licença de vários personagens pulps: Conan, Tarzan, O Sombra, Doc Savage etc...)

a solução foi encomendar um personagem que lutava Kung Fu, o herói Shang Chi, o Mestr do Kung Fu era o filho do Fu Manchu.

inicialmente Shang Chi tinha fisionomia inspira no Carradine, depois se espelharam no Bruce Lee (que é o verdadeiro chinês).

http://www.universohq.com/quadrinhos/entrevista_starlin_pt01.cfm

http://www.sobrecarga.com.br/node/view/3734


http://www.universohq.com/quadrinhos/entrevista_starlin_pt01.cfm

Anônimo disse...

atualmente a Marvel não possui mais a licença do Fu Manchu, o pai de Shang Chi é chamado de Sr. Han (nome do vilão do filme Operação Dragão).

outro herói que aproveitava da fama dos filmes foi Luke Cage, o herói blaxploitation da Marvel e que atualmente tem visual de um rapper careca (assim como os outros heróis negros da DC, Raio Negro e John Stewart que nos anos 70 ostentavam um black power).

Miguel Andrade disse...

Anônimo, pela variedade de intérpretes, pensei que Fu Manchu não tivesse dono.

Related Posts with Thumbnails