quarta-feira, 2 de junho de 2010

Querida, encolhi os monstros

Entre as décadas de 80 e 90, os quadrinhos infantis sofreram exatamente o oposto de hoje. Personagens já consagrados passaram por um “fofurização” ao virarem crianças.

Scooby-Doo, Mickey, Flintstones... Os que já eram crianças como Turma da Mônica, Luluzinha, esperaram o tempo passar e hoje cresceram, viraram adolescentes discutíveis.

Nessa ondinha rejuvenescedora surgiu A Turma do Arrepio em 1989 pela Editora Globo. Possuíam a mesma aparência dos famosos monstros dos filmes do Universal Studios.

Pelo menos Stein, a criaturinha de Frankenstein, tem até os eletrodos da maquiagem criada para Boris Karloff em 1931. Os traços eram do cartunista César Sandoval, o mesmo dos gibis dos Trapalhões mirins editados também pela Globo, o que explica a bruxinha Medéia ter a cara do Zacarias.

A Turma do Arrepio foi um projeto multimídia audacioso. Junto aos quadrinhos houve um programa no fim de tarde na TV Manchete com atores e fantoches, e um disco.

As historinhas seguiam o padrão Turma da Mônica, eram simples, coloridas, para crianças pequenas. Inclusive com uma piada curta em três quadros na última página tal e qual Maurício de Sousa faz tradicionalmente.

No blog Os Melhores do Mundo encontrei a informação de que eles voltariam às bancas. A arte da capa que ilustra o post (do ano passado) é exatamente igual a esta de 1989, claro que com enfeitinhos de Photoshop no logo e o valor de NCz$ 2,20 virou R$ 3,50.

[Ouvindo: Part One Of The Cowboy Trilogy – Sean Lennon]

8 comentários:

Refer disse...

Piada do Miele quando do escândalo Mia Farrow X Woody Allen x pedofilia.

Qual o nome do filme?
'Querida, Comi As Crianças'

:D

Miguel Andrade disse...

Refer, mais uma piada cinematográfica CLÁSSICA pra minha coleção! Hehehe

Rubens disse...

Eu lia e assistia ao programa na Manchete...

Adorava monstros essa época... Lembro q em uma viagem para o Guarujá ganhei 3 gibis, um da Turma do arrepio e os outros 2 não tão infantis assim, não lembro como se chamavam mas eram em preto e branco e de terror para adultos...adorava ahahahaha

Miguel Andrade disse...

Rubens, era uma criança tão tosca que eu odiava esses gibis branco e preto. Só agora fui achar graça.

Igres Leandro disse...

Poxa, que saudade. Nunca tive um gibi desses, mas acho que cheguei a ver nas bancas.

Miguel Andrade disse...

Igres, provavelmente. Durou bastante nas bancas.

Tchia Deslogada disse...

Caray, tchio, eu lembro disso (embora não tivesse (mais idade pra achar graça nestas fofices).
E o vampirinho tem um quê de Wolverine...

Miguel Andrade disse...

Tchia, nem vem! Tá me chamando de imaturo? Hahahahah

Mas a verdade é que eu era uma criança muito novidadeira e comprava tudo o que era edição número 1. Depois, pouca coisa eu comprava regularmente.

O vampirinho misturou Bela Lugosi e Christopher Lee.

Related Posts with Thumbnails