quinta-feira, 1 de abril de 2010

Logo absolutamente demodé

Encontrei esse álcool Zulu numa daquelas casas de veraneio, sabe? Onde se encontra produtos do arco da velha, esquecidos lá sabe Deus quando...

E eu poderia jurar que num mundo politicamente correto, como este de 2010, não haveria mais espaço pra caricatura racial num rótulo. Ledo engano!

Procurei no supermercado e lá está ele, inclusive na novíssima versão em gel! E não se encontra muita informação sobre o produto, mas com esse desenho deve ser bem tradicional.

Lembro de embalagem de água sanitária que trazia uma mãe preta, daquelas bem Mammie do ...E O Vento Levou, fervendo roupa. Pertence tanto ás minhas memórias de infância quanto o álcool Zulu.

Óbvio que como pra tudo na vida faço associação cinematográfica, me lembrou Ghost World – Aprendendo A Viver (2001 de Terry Zwigoff). Quem assistiu deve recordar do logo da rede frango frito Cook’s Chicken em 1922.

A chata da Enid (Thora Birch) pergunta pro Seymour (Steve Buscemi interpretando simplesmente um dos personagens que mais me identifico!) se antes, embora com coisas horríveis como este cartaz, o mundo era melhor. Ele responde que não, as pessoas disfarçam muito melhor agora, mas continuam iguais, odiando a todos.

Veja também:
Os piores logos do mundo! Parte 1
Palitos Gina
Ovo Cisne


[Ouvindo: Las Palmas De Maracaibo - Lionel Belasco]

21 comentários:

CaVM disse...

O álcool Zulu faz parte da minha vida desde criança. Ainda tenho uma sensação que só confio no Zulu. Mas, sabe, estou achando que este logo foi modificado recentemente. Se não me engano ele era bem mais roots, esse está meio fofo. Será que estou doido?

Miguel Andrade disse...

CaVM, não está doido. O estilo do traço é mais moderno do que seria um cartoon 40's.

CaVM disse...

Achei!
http://www.ellementar.com.br/Imagens/produtos/48/10248/10248_Ampliada.jpg
Gosto mais desse... : )

Miguel Andrade disse...

CaVM, ainda não! Esse aí já tá modernizado também.

CaVM disse...

Olhando bem... será que o seu é o antigo e o meu mais recente?! Ai...
Pessoal ajude!

CaVM disse...

Exato!
Ah... nunca mais vamos ver o original...

Miguel Andrade disse...

CaVM, esquecemos de guardas as coisas corriqueiras. Hoje podemos fotografar facilmente, ou escanear... Mas o difícil é saber o que será relevante para o amanhã.

Olha aqui um Zulu diferente.

http://www.mapplasticos.com.br/empresa/clientes.php

CaVM disse...

Pois é... Estou trabalhando em um livrão gigantesco sobre a história do design gráfico brasileiro desde 1800, tem cada logo incrível...

Esse Zulu deve ser o mais antigo. É uma graça!
http://img227.imageshack.us/img227/8720/alcoolzulu.jpg

Desculpe o surto! Risos...

Miguel Andrade disse...

CaVM, caramba, deve ser lindo teu livro! EU QUERO!!!

CaVM disse...

Sairá pela editora bacanudérrima de sp que eu faço freela. Se conseguirmos terminar até agosto o livro sai esse ano, senão só ano que vem. Posso adiantar que fechamos em 1.500 imagens (revistas, livros, discos, logos, selos, cartazes, cédulas de dinheiro e jornais, um pouquinho de partitura e cordel tb) e mais de 700 páginas, mas esse número pode se reduzir um tiquinho, tanto páginas quanto imagens, pois estamos montando o layout e textos, e convenhamos, está um pouco gigante. Ao longo do processo tínhamos mais de 3.000 imagens. É duro ir cortando.
Quando sair super te aviso! : )

Miguel Andrade disse...

CaVM, como estamos no Brasil, já vai tudo! Custará os olhos da cara... Humpf!

CaVM disse...

É... não vai ser barato. Os livros dessa editora são carinhos. : (
Ah! Você me fez comprar o DVD do O CORPO! Chegou hoje!

Miguel Andrade disse...

CaVM, que boa notícia! Fiquei orgulhoso pela inspiração da compra! <3

Fabulastic disse...

SE acha essa imagem politicamente incorrecta tem que vir a Portugal. Nós temos a «Casa do Preto» onde se fazem as famosas queijadas de Sintra que tem uma imagem muito parecida; temos a «Casa Africana» que até aos anos '70 tinha um africano à porta para a abrir aos clientes; temos o café Sical cujo logotipo é uma preta dos campos de café semelhante aquela do sirup americano; temos um boneco que se chama «pretinho» que se compra para dar sorte; and the list goes on and on...

Miguel Andrade disse...

Fabulçastic, mas Portugal não é Brasil em termos raciais, né?

O racismo brasileiro me deixa sempre no meio termo entre rir da cegueira ou morrer de pena da ignorância. Como alguém num país como este ainda faz distinção pela cor da pele? É inacreditável!

Meu DEUS!!! O logo da Casa do Preto é totalmente Ghost World!!! >> http://img.pai.pt/403749/403749_lo_01.gif

Fabulastic disse...

Totally!

A casa do preto é um sítio muito turístico e é curioso ver a expressão dos Americanos quando recebem a embalagem com os bolos...

Miguel Andrade disse...

Fabulastic, hahaha imagino! Até eu estranharia!

qualquergordotemblog disse...

Mudando de assunto: Você já viu outros filmes do Terry Zwigof? Eu só assisti "Bad Santa" e gostei apesar de achar que no fundo no fundo é um filme de natal como todos os outros, só que sem frescurinhas e politicamente incorreto. Viu o documentário sobre o Crumb?

Miguel Andrade disse...

Qualquergordo, não! Nunca vi nada mais dele fora Ghost World! :(

qualquergordotemblog disse...

Procure ver "Bad Santa" (Papai Noel às avessas)com o Billy Bob Thornton. É meio bobinho em alguns momentos, mas vale pela performance do Billy como cachaceiro (não deve ter feito muito esforço para o papel)

E o que aconteceu com ele? Não lembro de outro papel de destaque nos últimos tempos. E a Thora Birch?

Miguel Andrade disse...

qualquergordo, Thora Birch foi outra daquelas promessinhas que tomam chá de sumiço.

Já ouvi falar deste Bad Santa. Nunca pensei que fosse deste diretor...

Related Posts with Thumbnails