domingo, 7 de junho de 2009

O planeta das beldades


E aparecer em abertura de programas na Globo pode ser pulo em uns 15 degraus rumo à vida de celebridade. Isadora Ribeiro (Fantástico, Tieta) na década de 80, Maria Fernanda Cândido (Fera Ferida), Ana Furtado (Explode Coração) nos 90...

Antes de todas, a bailarina Wilma Dias apareceu na abertura do humorístico Planeta dos Homens. Sexy, conforme o macaco vai descascando uma banana ela ia saindo de seu interior.

Isso na primeira abertura do programa, 1976. Como pertence à minha coleção de memórias mais antigas, acho que só o assisti porque aonde morava as produções da Globo costumavam demorar alguns anos para serem exibidas.

O programa aproveitava o sucesso em torno de O Planeta dos Macacos (Planet of Apes) para fazer graça com os costumes da época. Misturando atores como Marília Pêra e humoristas como Costinha, pode ser considerado embrionário para o TV Pirata de 1988.

No embalo, Dias foi alçada à musa nacional. Participou de novelas na Globo e TVS (atual SBT), e claro, exibiu a sensualidade em alguns filmes nacionais. O mais conhecido é Mulher Objeto (81) de Silvio de Abreu.

Faleceu muito jovem, em 1991, pouco antes de completar 37 anos. Será lembrada eternamente como legítima representante brasileira da cobiça símia.

Veja também:
4 vezes Isadora Ribeiro
Muitos outros macacos


[Ouvindo: Easy Love – MSTRKRFT]

20 comentários:

Tchia Deslogada e Macaquenta disse...

É, tchio, essa aí eu não sei, mas duas das outras que ocê citou têm um pequeno detalhe que também ajudou um pouquim na carreira: uma era casada com o Hans Donner e outra com o Boninho...

Eu lembro do programa e da abertura, mas lembro também que não entendia 90% das piadas (tchia em estado embrionário, aos 4 anos, um pobre e puro ser então desprovido de malícia).

Miguel Andrade disse...

Tchia, mas os casamentos foram só outros degraus. Vieram depois.

E eu não entendia Chico Anysio, mas o Viva o Gordo amava desde pequetitinho.

Leticia disse...

Do que eu lembro, pré-adolescente, o Planeta dos Macacos era o único programa com um humor menos direto. Era considerado inteligente.

A contrapartida era o Chico Anísio, mais assistido popularmente, mas mesmo assim era um humor menos básico do que é hoje - digamos - A praça é nossa.

Leticia disse...

E os bordões estavam lançados nas ruas no dia seguinte ao lançamento. Ainda éramos uma aldeia bem pequena.

Miguel Andrade disse...

Letícia, o humor na TV morreu. Não se pode chamar Toma Lá Dá cá, Pânico, Casseta e Planeta, A Praça é Nossa de humor.

Tá tudo na mesma panela, aquela que serve ao populacho!

Leticia disse...

Verdade. Protótipos de bundas burras sempre houve. Mas agora está demais. Uma ou outra coisa é divertida, mas o geral..., acompanha a parvoíce da geração ditadura e seus desdobramentos.

Miguel Andrade disse...

Letícia, vejo cada vez menos TV também. Fato!

Everaldo disse...

Miguel, vc sabia q a Maitê Proença, q estava na Tupy a princípio havia sido convidada a fazer esta abertura, em q saía da banana, porém ela recusou e exigiu um cachê de estrela global e o principal papel na novela das 8, e eles aceitaram, foi um grande investimento na época.

Miguel Andrade disse...

Everaldo, nooooosaa! Não sabia mesmo. Que grande poder de persuasão ela tem.
E que faro os executivos da emissora tiveram.

Everaldo disse...

eu Lembro q a novela em q Maitê iria estrear era Coração alado, só q ela sofreu um acidente de carro e ficou meses em recuperação, então acabou estreando em As 3 Marias, junto com Nadia Lippi e Glória Pires.

Miguel Andrade disse...

Everaldo, você deve ser um pouco mais velho do que eu. Lembro dela a partir de um Sassaricando.

Já postei aqui uma capa de Boa Forma com ela, já achou?

Everaldo disse...

Tenho um blog sobre ela se quiser visitar e só clicar no meu nome, comecei a colecionar material em 89, desde então não parei mais,e lá sei vai 20 anos, por isso sei dessas coisas, um abraço e legal vc responder logo, gostei de conversar contigo! Um abração!!

Miguel Andrade disse...

Everaldo, já tinha visto teu blog, muito bacana e riquíssimo de material.

Você lembra do anúncio da Playboy dela na TV? Tinha um coro que cantava "Aleluia, aleluia! Maitê Proênça nua na Playboy..."

Everaldo disse...

Muito Obrigado, Miguel! O teu blog que é maravilhoso, nos faz voltar no tempo literalmente, Adorei o Blog, aliás já está nos meus favoritos. E qto a Maitê, realmente não sabia q houve anúncio na TV, o q pra Playboy é raridade acontecer, Explica porque está escrito na capa "Finalmente a tão esperada nudez de Maitê Proença" http://4.bp.blogspot.com/_EIS8oNR168E/Sp3xo4dtCDI/AAAAAAAAALk/1IZP7KGLbMQ/s1600-h/maite+proen%C3%A7a+(77).jpg
Obrigado pela lembrança. Até mais

Miguel Andrade disse...

Everaldo, que legal esta capa!

Lembrei deste anúncio comentando ontem com um amigo sobre teu blog. Ela soube negociar muito bem, enrolou um tempão e ainda exigiu que as fotos dela não estivesse dentro da revista, junto com as outras peladas. A Playboy criou um encarte a parte só para Maitê.

Everaldo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Everaldo disse...

Verdade!Depois de Maitê,outra atriz q tb teve uma edição especial foi a Lídia Brondi e tb a Bruna Lombardi(A Bruna na Ediçao especial estava apenas Nua, não era como a Edição de Maitê e Lídia que haviam fotos da carreira e depoimentos de amigos). Outro fato interessante é q Maitê bateu recordes de vendas da revista em fev de 87 e só foi superada com a edição de Adriane Galisteu Ago de 95 (que se "barbeava" nas fotos, aliás de um post anterior eu ainda espero resposta da Playgirl(Rogerio Cadore))Foram 9 anos de Liderança na Playboy. http://4.bp.blogspot.com/_EIS8oNR168E/SuOym5XnLsI/AAAAAAAABms/qQwnF16OurM/s1600-h/Playboy1.jpg
Até mais Amigo!
epossobom@yahoo.com.br

Miguel Andrade disse...

Everaldo, olha que diferença as que saiam peladas. Eram celebridades, mulheres famosas mesmo.
Hoje qualquer uma sai...

Everaldo disse...

Miguel!!! dê uma olhada nesta entrevista de Maitê que saiu na revista Nova, Leia é muito interessante!!
http://4.bp.blogspot.com/_EIS8oNR168E/SmEjYj5CSuI/AAAAAAAAAA4/R3XYFdCH418/s1600-h/Digitalizar0017.jpg
http://4.bp.blogspot.com/_EIS8oNR168E/SmEjz3x5yqI/AAAAAAAAABA/hEHXnyU6kXY/s1600-h/Digitalizar0018.jpg
http://2.bp.blogspot.com/_EIS8oNR168E/SmEkRFNWNfI/AAAAAAAAABI/W5YfFXSuvmI/s1600-h/Digitalizar0019.jpg
http://3.bp.blogspot.com/_EIS8oNR168E/SmEkxSgOGSI/AAAAAAAAABQ/3y_0q7C8nsc/s1600-h/Digitalizar0020.jpg
http://3.bp.blogspot.com/_EIS8oNR168E/SmElF-dAPnI/AAAAAAAAABY/t7GOb_hbhqA/s1600-h/Digitalizar0022.jpg
Até logo Amigo!

Miguel Andrade disse...

Everaldo, vou ler! Ah essa mulher!
Obrigado!

Related Posts with Thumbnails