Torta de palmito

8

MASSA - 2 xícaras de farinha de trigo, 4 colheres das de sopa; rasas, de gordura, 1/2 lata de creme de leite, 1 colher das de café, de sal, 1 colher das de chá de fermento em pó.

Peneire juntos a farinha, fermento e sal.

Faça uma cova no centro e coloque aí o restante dos ingredientes. Misture e depois vá ligando com as pontas dos dedos, pegando aos poucos a farinha, até incorporá-la à mistura e fazer uma massa macia, que solte completamente das mãos. Deixe descansar por 1 hora na geladeira. Esta massa pode ser usada para tortas doces ou salgadas.

RECHEIO: 1 cebola ralada, 1 colher das de sopa, rasa, de manteiga, 1 tablete de caldo de carne dissolvido em 1 xícara de água fervente, 1 colher das de sopa, rasa, de farinha de trigo, 1 xícara de leite, 1 colher das de chá de mostarda:, 1 lata de palmito, picado, 2 ovos cozidos, 1 gema para pincelar.

Forre o fundo e lados de uma forma de torta de 26 centímetros de diâmetro, fure o fundo com um garfo e asse em forno quente (200°) por 15 minutos. Prepare o recheio enquanto assa a crosta. Doure a cebola na manteiga, junte o caldo já dissolvido e a farinha desmanchada no leite. Deixe engrossar levemente, junte a mostarda e o palmito. Retire do fogo, junte os ovos cozidos e picados.

Recheie a torta. Com as sobras da massa, faça um gradeado sobre o recheio, pincele com gema e volte ao forno por mais 15 a 20 minutos. Sirva a torta quente ou fria. Decore com ovos cozidos e azeitonas pretas.


***

A fonte desta receita é uma Cruzeiro de 1978. Ontem fiz uma torta seguindo os passos de outra da mesma página e não estava com o prazo de validade vencido!

Assim, recheio tanto faz, né? Estas revistas tem mania de dourar a pílula. Dá pra fazer fabulosas tortinhas recheadas com o que se achar na geladeira.

A propósito, pânico de palmito desde que vi uma moça em cadeira de rodas no antigo programa do Gilberto Barros da Record. Botulismo não se brinca e palmito nem é tão gostoso assim pra valer o risco...

[Ouvindo: Daddy's Home – The Hit Paraders]

Postar um comentário

8Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Sorte sua que não gosta. Eu adoro!
    Essa massa vc pode fazer só com o creme de leite que dá certo, só aumentar um pouco, procurando a textura de massa ideal. E dá pra fazer com maionese no lugar do creme de leite também, e nesse caso não precisa por muito sal pq a maionese já tem um pouco. Nussa, me empolguei na culinãria!!! kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Carmen, geeeeeente! Você entende de culinária mesmo! Maionese no lugar de creme de leite.... Eu NUNCA iria arriscar.

    ResponderExcluir
  3. Adooooro palmito. #prontofalei

    ResponderExcluir
  4. Esqueci de um último detalhe. Fazendo com maionese a massa fica quebradiça como de empada, mas com um gostinho azedinho no fundinho. Ai salivei

    ResponderExcluir
  5. Carmen, pronto, me convenceu! Vou tentar!

    ResponderExcluir
  6. não ligo para palmito, mas gostei das pernocas...

    ResponderExcluir
  7. Raquel, eh! Também passo o meu palmito!

    ResponderExcluir
Postar um comentário