Revista Set sai de cena

18
Edição 01 - Junho de 1987
Edição 261 - Março de 2009

O Omelete anunciou hoje que a revista Set chega ao fim. Depois de 21 anos nas bancas, nem a edição de abril (cuja capa está no blog do editor) deve ser comercializada.

E acredite em mim, estava com vontade de escrever sobre ela faz tempo. As coisas estavam em decadência galopante.

Evidente que colocarão a culpa nas mídias digitais, coisa e tal, mas pra quem acompanha há muitos anos, é evidente o equívoco de direcionamento de público. Apostaram no cinemão pipoca, qualquer porcaria de filme de super-herói virava capa a ponto da obviedade estragar um dos prazeres de colecioná-la: Ir à banca e se deparar com quem a estampava.

Outra, o público que consome e acha “obra-prima” esse tipo de cinema fica de bunda quadrada na frente do PC o dia todo, lendo as notícias fresquinhas na web. Cinéfilos de verdade, que gostam de qualquer gênero, de qualquer época (Hei, o princípio básico do cinema não é a atemporalidade?), e que poderiam usar as edições até para futuras consultas, ficavam na mão todo santo mês.

Chegou num ponto que a única coisa que podia ser levada a sério (?) era a coluna da finada Dulce Damasceno de Brito. Filmes da produtora Hammer jamais tiveram um artigo decente nos últimos 10 anos, nem tão pouco saiu uma linha sobre seu ressurgimento no ano passado. Roger Corman, mestre que instruiu incontáveis grandes cineastas, jamais teve vez nas suas páginas. Enfim, poderia ficar aqui citando incontáveis ignoradas.

Mas o que mais incomodava era, no total descaso com o leitor, vê-la conduzida como um fanzine pessoal. Até fotos caseiras passaram a ilustrar o editorial...

As críticas iam nessa mesma linha. Escritas por quem tinha pouquíssima bagagem pra poder comparar, não diferiam do que se lê em qualquer um dos milhares de blogs juvenis sobre cinema. Coisas desprezíveis levavam a mesma nota de um Cidadão Kane, além de páginas e páginas com fotos gigantes. Era uma grande sorte encontrar algum destaque a algo que saísse do gosto pessoal de seus editores.

Inesquecível a crítica do Roberto Sadovski ao lançamento nos cinema de O Grito. Deu nota baixa alegando que o filme era uma refilmagem quadro a quadro do japonês. Como se soube, há muito pouco em comum entre os dois.

Se o editor é pego na mentira desse jeito, crítica sem assistir, imagina os resto? E a gente pagando quase 10 mangos por isso...

Dá pena porque era um hábito comprar todo mês. E também alívio, porque só não deixei de comprar pra coleção não ficar incompleta.

UPDATE 02/04/09 19h18 - Pra não se ter dúvidas de que o site Omelete é uma pataquada sem tamanho, simplesmente tiraram do ar a matéria sobre o fim da Set, ao invés de publicarem uma errata. Verdade ou mentira, resta-nos aguardar.


UPDATE 03/04/09 02h21 - Pronto! O Omelete republicou a matéria. Agora com um texto enxuto.

[Ouvindo: New [deito] – Deliciousweetos]

Postar um comentário

18Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. A coleção vai ficar sem a edição de abril. Putz!

    ResponderExcluir
  2. Carmen Aquino, Hahahahhahaha, Já tinha pensado nisso... E agora?

    ResponderExcluir
  3. Nunca comprei a revista, mas, pelo que você fala, talvez tenha sido mais positivo mesmo o cancelamento. Quem sabe assim, melhores publicações apareçam por aí e não cometam os mesmos erros que a SET.

    ResponderExcluir
  4. Igres, Conheço muitas, mas muitas pessoas mesmo, que deixaram de comprar faz tempo. Deu no que deu.

    Parece que estão tentando uma nova editora. Vão dar com os burros n'água. Set como o nome diz, tem que ser de cinema, não aquela pagação de pau de qualquer porcaria americana. Quadrinhos coisa e tal.

    A velha confusão de cultura pobre com pop. E uma baita dor de cutuvelo da a finada Pl4Y.

    O ruim era a sensação de que a gente bancava a ego tripe daquele povo.

    Tomara que a Set volte! E que não seja feita apostando na boçalidade do leitor.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho Set desde os anos 80, mas há anos não comprava justamente por ter descambado para uma nerdisse sem tamanho. A revista de uns 15, 20 anos atrás era muito boa, apesar de se ater ao cinema mainstream ao menos eles tinham textos decentes e eram bem mais abrangentes.

    ResponderExcluir
  6. Dri, ai ai ai! Assino embaixo!

    Como se pop significasse só quadrinhos americanos. Aliás, essa palavra pop tá vulgar pra cacete.

    ResponderExcluir
  7. Lia a SET desde 1988. Nos anos 90 parei de comprar todo mês, só esporadicamente, quando percebi, como vc disse, estava mudando seu público-alvo (e eu não era esse público).
    É uma pena que a opção editorial equivocada deságue no fim da revista, mas era crônica de uma morte anunciada.
    As novas mídias e a internet não são culpadas pelo fim da revista por si só.
    Na verdade, Set buscou um público que não compra revista de cinema, esse público de cinema pipoca. Nós, que gostamos de fato de cinema, ficamos na mão. Eles pediram.
    Márcio.

    ResponderExcluir
  8. Márcio,
    Pelo visto só eles gostavam daquela egotrip mesmo.

    Mas faz falta uma revista de cinema...

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Lembro da SET na época que pagava mó pau pro Tommy Lee Jones nos tempos do MIB, inclusive ia comprar as antigas nos sebos ou na editora.Mas realmente decaiu demais !

    Nunca suportei o Sadovski, achava prepotente e quase sempre colocava a opinião pessoal em 1º lugar, um saco!

    Mas agradeço as fotos gigantes porque me ajudam nas aulas de desenho com meus alunos, hehehehe ...

    Espero que coloquem outra revista de cinema MESMO no lugar, não um encarte com posters gigantes de HQ´s americanas (afinal cinema é Mundial não só o Made in U.S.A)

    ResponderExcluir
  11. como qualquer criaçao da mao do homem,a Set tinha sim defeitos,mas era inegavel a qualidade de suas materias.quanto a colocar super-herois nas capas,falar do que se os filmes mais esperados do ano sao justamente os do genero.Ha quem goste e muito.Sera uma grande perda para os cinefilos de plantao,que anseavam pelos primeiros dias do mes pra buscar a set ainda quentinha da editora.

    ResponderExcluir
  12. Joseanne, fazer o quê se são os filmes mais aguardados? por isso que subiu no telhado! Acho que expliquei bem isso no texto... E duvideodó que algum "cinéfilo e plantão" de verdade, minimamente alfabetizado, que nem arranhe no inglês, vá sentir falta. Vamos torcer por uma nova revista de cinema realmente compromissada com o cinema.

    ResponderExcluir
  13. Concordo com a Joseanne, que culpa eles tem se os filmes mais esperados são os filmes de HQ, e outra, muitos comentários falam que eles só faziam matérias de blockbusters americanos, mas como falar de outros filmes se os filmes dos outros países (tirando um ou outro filme) são muito ruins. A revista SET pra mim era muito boa principalmente pq não ficava pensando só no passado, ia muito além dos clássicos, era uma revista pra quem realmente paga pava ver um filme, afinal os filmes que mantem o cinema hoje são os blockbusters

    ResponderExcluir
  14. Anônimo, não faço patavina de idéia do que seja um filme bom ou ruim pra você... A grande maioria desses que pessoas menos favorecidas culturalmente pagam pra ver já nascem velhos e enterrados. A grande massa que se deixa levar por campanhas de marketing acirradas ainda por cima tem memória curtíssima.

    Se estes abacaxis fossem tão aguardados assim por tanta gente a revista estaria firme e forte, isso é lógico!

    Meu post é bem claro quanto ao destino da Set, por favor, leia antes de comentar.

    ResponderExcluir
  15. Olá amigos, já fui assinante da SET por muitos anos desde qndo ainda era a antiga editora, mas ultimamente estava comprando mais a sua concorrente SCI-FI e jamais imaginava q um dia ela poderia ser cancelada. Bom, parece q o susto passou e q ela voltou só q totalmente reformulada né? vejamos então se essas mudanças serão para melhor pois mesmo não comprando mensalmente eu sempre gostava de foliar a SET, pelo menos nas bancas hehe...

    ResponderExcluir
  16. Érico, comentei sobre a edição deste mês neste post aqui: http://cidadaoquem.blogspot.com/2009/08/harry-potter-diz-pirlimpimpim.html

    Estou gostando do conteúdo atual!

    ResponderExcluir
  17. Eu colecionei a revista até o numero 200 e confesso que já estava dando nos nervos. Tudo reduzido, resenhas pobres, só se falavam em super herói,e nunca dava espaço para outros filmes, europeus, brasileiros, etc... Não me espanta o fim da revista pois eles em vez de reverterem a situação dando uma guinada legla na revista, mantém a mesma ladainha com o mesmo preço ainda. Ai não dá, prefiro comprar o jornal e ainda terá resenhas muitos superiores a da revista. Uma pena !

    ResponderExcluir
  18. Marcelo, mas sob nova equipe está um espetáculo! Pelo menos a deste mês. Dá uma conferida.

    ResponderExcluir
Postar um comentário