Vá ao cinema e não me convide

13
Não é uma corrente, memê, nem nada! O blog No Escuro e Vendo publicou uma lista com os seus 10 piores filmes e acabou-me citando para dar a minha versão. Sabe-se lá porque...

Uma espécie de Cereja Dourada de todos os tempos. Como sempre me divirto com qualquer coisa (Sim, tipo bobo mesmo!), levei em conta o grau de aborrecimento. Películas ordinárias que não levam a nada nem tão pouco cumprem seu papel de entreter satisfatoriamente.

1º Titanic (1997, James Cameron) – É o título ideal para jovens senhoras suburbanas caírem nas lágrimas. Caso contrário, horas e horas de bocejos num mar de brega boçalidade.

2º Qualquer um do David Lynch – Um monte de coisa sem sentido mais um monte de coisa sem lógica, e voilá! Está pronto um filme de arte para as massas chamarem de obra-prima...

3º Idem do Wim Wenders – Se Wim Wenders e aprendenders, no caso dele foi o contrário. Começou como uma promessa interessante, hoje sua pretensão parece a do mais ambicioso dos estudantes de qualquer escolinha da 7ª Arte.

4º Antes do Por do Sol (Before Sunset, 2004, Richard Linklater) – Pode ser aquele anterior também. É o Cidadão Kane para quem gosta de papo furado. Talvez a idéia fosse imitar algum da Nouvelle Vague, mas como toda imitação, ficou só na casquinha.

5º Trilogia Senhor dos Anéis (Peter Jackson) – Ou como um cineasta independente (criativo) ganha uma bolada de um grande estúdio pra trabalhar pouco! Todo aquele marketing exagerado conquistando multidões também me afastou por anos, até que fui tirar a prova dos 9. Muito cansativo com personagens rasos em interminável correria. Lá no fim do terceiro filme, depois de tanta gente indo pra cá e pra lá, tanto faz qualquer blábláblá...

6º Prêt-à-porter (1994, Robert Altman) – Vai ver que nem é tão ruim assim, mas foi o único até agora que me fez cochilar no cinema. O primeiro Harry Potter quase...

7º Qualquer um de 20 anos pra cá do Steven Spielberg – Em algum lugar do passado Spielberg chamou muito a atenção por ser original e detentor de poderosos efeitos especiais. Hoje com o PC igualando todo mundo, é inegável que sua fórmula só deve agradar aos menos exigentes. Sempre a mesma lição de moral familiar, o mesmo discurso politicamente correto, a mesma torta de maçã que o público espera e paga pra ver.

8ª Batman O Cavaleiro das Trevas (Batman The Dark Knight, 2008, Christopher Nolan) - É um grande mistério como algo tão pobre recebeu incontáveis elogios. Ou é o maior exemplo de todos os tempos de marketing fúnebre, a prova cabal de que a maioria do público possui menos de 15 anos (tendo pouco com o que compará-lo), ou devo ter entrado na sala errada e assisti a outro. Não há argumento consistente que prenda a atenção até o final ou que disfarce a absoluta obviedade.

9º Matrix Reloaded e Matrix Revolution (Irmãos Wachowski) Ok, depois da catástrofe tolinha chamada Speedy Racer sabe-se que o primeiro Matrix foi só lampejo mesmo, uma grande sorte dos diretores e ponto.

10º Guerra Nas Estrelas (George Lucas) – Começou como birra pessoal por ter nascido nos 70’s e crescido com as enjoativas imagens da cine série por todos os cantos. Assistindo depois de adulto: chato! Vendo os capítulos novos: chato! As incontáveis versões lançadas quase mensalmente em DVD: chato!

A lista acabou e nem falei dos filmes com a Meryl Streep, que talvez também nem sejam todos ruins, mas só pelo fato dela soltar um pum e ser indicada ao Oscar já dão uma preguiça danada.


[Ouvindo: Olê Olá – Chico Buarque de Holanda]

Tags

Postar um comentário

13Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Êba, vou fazer essa listinha também, depois que eu terminar de tacar os vilões lá no blog. Já taquei as 5 vilãs. Óia lá.

    P.S.: Eu, como boa jovem senhora suburbana, adorei Titanic, mas muito mais por ser FASCINADA pela história do navio do que pelo romancezinho melacueca dicapriniano.

    ResponderExcluir
  2. evolui miguel
    o cinema evolui e voce tem que evoluir tb
    perde grandes filmes porque não gosta da meryl streep?
    notei que sabe muito pouco a respeito dos filmes q diz q odeia , tem que ver alguns making of e ler uns livros, disse que viu o senhor dos anéis com atraso? eu vou ao cinema 3 vezes por semana e vejo dvds todos os dias, não conseguiria nunca ficar sem noticias de filmes, filmes antigos são limitados, ou voce aprende a levar o fator diversão em consideração ou vai continuar odiando todas as novas produções

    em off
    preciso de uma ajudinha sua para fazer um post de dia das bruxas

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Tia Cris, estou realmente curioso pela sua lista!

    Alessandro, não separo filmes como "velhos ou novos". Isso é uma grande tolice! Aliás, não vejo filmes antigos, vejo clássicos. Há uma diferença significativa nisso e pessoas que se dizem cinéfilas deveriam saber.

    Sabe o que é limitado? A preguiça de ver algo além do que é facinho, mastigado, pasteurizado, pré pronto pra dona maria de Lisboa e o Seu João da Paraíba conseguirem entender.

    Bem, não sou vaca de presépio de departamento de marketing de estúdios americanos. Aliás, não sou de nada, muito menos de filminho chiclete.

    Meu caro, pra quê a pressa em ver filmes? Pra se dizer estar "avançado"? Cinema tem mais de 100 anos, e se eu durasse mais 80 anos não teria assistido nem a metade do que gostaria.

    Ah, onde você leu que não gosto de Meryl Streep? E me aponte um "grande" filme dela! hehehehe

    Tenho refletido bastante sobre o sucesso destas porcarias, que você chama de evolução... Talvez seja falta de evolução minha mesmo... Talvez grandes idéias, atuações, roteiros, direções estejam fora de moda, mas é disto que eu gosto, independente de país, época ou qualquer outra coisa.

    É triste que muita coisa bacana passe desapercebido dos cinemas (ou nem ache espaço nas salas) porque pessoas "evoluídas" fazem filas homéricas pra obedecer o que a Paramount, Fox ou sei lá o quê quer, ou por preguiça de pensar....

    Falando nisso, "aprender a levar o fator diversão em consideração"? Por favor, leia o post na íntegra antes de comentar. Eu disse estar listando os filmes mais infantilizados e aborrecidos que já tinha visto.

    Se você já ouviu pelo menos falar de um sujeito "limitado" chamado Billy Wilder (tenha certeza, não haverá uma linha sobre o cara nos seus livros avançados), saiba que ele disse uma frase ótima a respeito de tudo isso. "Para o cinema só há uma regra: Não aborrecer!".

    Vamos punir o mau cinema! Demented forever! rs


    off
    O que vc precisa pro seu post sobre Halloween? Uma ajuda retrograda?

    ResponderExcluir
  5. Parece que uma cláusula contratual obriga a Meryl Streep a chorar em todos os filmes. A mesma cláusula que faz com que o Hugh Jackman fique sem camisa, o Kevin Kline dance ou o Dustin Hoffman corra em todos os seus filmes. Isso é inevitável. Em comum, os quatro têm um tremendo talento.

    ResponderExcluir
  6. Quanto à lista, concordo em relação a Matrix e ao Batman. Pouco posso dizer sobre o Senhor dos Anéis. Dormi muito e não sou menino pra gostar daquele besteirol (que li em criança, antes que RPG fosse inventado, adorando os arquétipos que Tolkien recriava).
    Gosto de Pret a Porter e muito do que Win Wenders fez. Before Sunset vale pela continuação, uma delícia muito romântica e interessante. Titanic seria bom se cortassem 40 minutos de filme. Prefiro O Exterminador do Futuro e True Lies.
    Gosto de Spielberg, mas da safra nova só escapam Prenda-me se for capaz e o quarto Indiana Jones, pela afetividade. E gosto de American Graffiti, e da trilogia original de Guerra nas Estrelas.
    E eu amo cinema antigão e novão. Mas não umas bobajadas feitas apenas pra engabelar intelectualóide ou agradar a devoradores de pipocas

    ResponderExcluir
  7. Miguel, mais uma que pode até corroborar suas respostas. Como vc sabe, eu praticamente nasci no cinema mesmo. Minha mãe saiu de uma sessão de "Os Primos", um filme chatérrimo de nouvelle vague, creio que do Chabrol, pra ir pro hospital, sob os protestos de meu pai. Os dois eram fundadores da cinemateca Macunaíma, na ABI, e, por influência deles, passei minha adolescência na cinemateca do MAM vendo filme velho.
    O primeiro Spielberg que vimos (juntos) foi Encurralado, que acabara de se destacar no festival de Avoriaz. Quando não tinha filhos, eu ia ao cinema três a quatro vezes por semana.
    Não deixei de gostar de cinema, nem de acompanhar grandes ou pequenas produções. Mas não preciso assistir a qualquer coisa e achar visível, seja pipocão ou cult.
    Eu não vou gostar jamais de imbecilidades como Speed Racer. Mas sempre vou reconhecer um filme bem feito, que entretem, mesmo aquela grosseria de Todo Mundo em Pânico (o primeiro. E só). Há filmes ruins que chegam a ser bons de tão fracos. Outros são perda de tempo total. Apreciar e refletir sobre arte não é tão fácil. Kubrick era fantástico, não? Mas eu não gosto de 2001 até hoje.
    Quanto à Streep... um bom filme dela? Manhattan. É muito bom. E, naturalmente... Mamma Mia ou O Diabo Veste Prada. Divertidíssimos.

    ResponderExcluir
  8. Filme antigo = limitado? Wtf hahahah

    Pegou pesado na lista hein? hehe Discordo quanto ao Lynch, Spielberg de 20 pra cá (Report, Indy 4...) dos Befores, e na verdade aprendi a curtir a terceira hora de Titanic, que é espetacular. De resto, também acho SW chatão e SDA então nem se fala, pqp, aquela porra parece que não termina mais.

    ResponderExcluir
  9. Miguel, discordo em alguns da tua lista, mas concordo em cheio com o conceito de que hj muita gente "vê" filmes e não os "assiste", de fato. Como vc bem disse, há pessoas que vão ao cinema diversas vezes na semana, clicam o DVD o tempo todo e, por conta disso, acham-se criticos de cinema. Resultado: adoram dar lição de um negócio que mal conhecem mas acham que dá IBOPE...rsrs...A eles, sugiro que vc passe uma lista de literatura especifica sobre o tema...T+

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Olga, Senhor dos Anéis é assim: Do nada aparecem uns 4 ou cinco personagens novos, falam duas frases e saem correndo. Corta. Aparecem outros 4 ou 5 novos personagens, falam qualquer coisa e saem correndo também! rs

    Não me lembrava de Streep em Manhattan, mas Agarra-me se Puderes tem cara de ser "Não vi e já gostei", pelo menos não corremos o risco de no final papai ficar com o filhinho e mais qualquer outro sentimentalismo barato. O Diabo Veste Prada é outro que certamente assistirei algum dia, mas sem pressa alguma.

    Olha, minha mãe teve que sair do cinema também pq estava grávida de mim. Só que o filme era Deep Trout! :O

    ResponderExcluir
  12. "O Diabo" vale pela Streep. E as roupinhas, claro!!! Streep tá ótima como a bruxa má. Mas chora também. Ela sempre chora.

    ResponderExcluir
  13. Olga, sei que vc pode me responder isso: Ela chora no Mamma Mia?

    ResponderExcluir
Postar um comentário