Truques da clássica Hollywood

9
Se é pra ser saudosista, que seja só das coisas puras, românticas, em questão de praticidade não podemos reclamar de nada! Esta cena doce, do não menos doce Escola de Sereias de 1944, por exemplo, só conseguiu toda a magia insuperável dos clássicos graças a soluções criativas. Nem me refiro ao incrível salto de Esther Williams, porque nadadora profissional transformada em estrela de cinema, é bem capaz que seja mesmo a própria! Pensou numa computação gráfica ali?

As imagens subaquáticas, belíssimas, provavelmente foram filmadas usando piscina com paredes de vidro, e na última, com Red Skelton, parece evidente o uso de um espelho, como Billy Wilder também fez em Crepúsculo dos Deuses, com William Holden afogado.

Mas, e essa maquiagem? Mesmo depois do mergulho continua intacta!

Max Factor, que praticamente criou a maquiagem feminina ao passar do balé real russo aos estúdios de Hollywood ainda na fase muda, não é o responsável. O maquiador recebeu os créditos pela criação do Pan-Cake, os lábios pierrot vistos pela primeira vez em Clara Bow, o platinado de Jean Harlow e centenas de outras coisas. Tantas coisas que mais tarde aproveitaria a fama no cinema para criar uma linha de cosméticos até hoje famosa, mas sua empresa inventaria a maquiagem à prova d’água apenas em 1971.

Portanto, Esther Williams, grande difusora do nado sincronizado, como qualquer outra que quisesse fazer piruetas marinhas, para continuar faceira tinha que se submeter após a maquiagem normal à aplicação de dezenas de camadas de laca numa espécie de envernizamento da cara!!! E nem quero pensar o resultado disso à pele, ainda mais submetida às luzes fortes dos refletores... Alguns sacrifícios valiam a pena em nome da arte.


borrao


[Ouvindo: Prova De Fogo – Wanderlea]

Postar um comentário

9Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Miguel, essa mulher derretida diante do espelho, da última foto do post, é uma bêbada-chorona que aparece em uma das festas de Holly, no Breakfast at Tiffanys não é ?

    ResponderExcluir
  2. Êeeeeeeeeeeeee! Você ganhou uma Lava louças novinha pelo acerto!

    Jôka, ce acredita que ela tá vivinha e aparece sendo entrevistada nos extras do DVD? Ela explica a idéia pra personagem: "Vai lá e ri muito! Ok, tá ótima... Agora chora!" hehehehehehe

    ResponderExcluir
  3. Eu quero o DVD original do Bonequinha de Luxo !
    Tem aonde ? Nas Americanas.com ?
    Tem uma Lojas Americanas aqui do lado de casa, é uma perdição ! E olha que nem sou muito de colecionar DVDs, mas não resisto, hoje compre "O Rei e Eu" (você não gosta, é musical da Broadway), por 19,90... E "O Fantasma da Opera" e "Chorus Line" por apenas ... tchan tchan...9,90 CADA !!!

    ResponderExcluir
  4. Posso trocar o Lava Louças por um estoque de chocolates Garoto ?

    ResponderExcluir
  5. WOW! 9,90? As Lojas Americanas cariocas são mais baratas! Ia ser a minha perdição morar ao lado de uma Lojas Americanas. Trabalhava ao lado de um Extra e comprei todos os DVDs que me interessavam... E um ou outro pra passar o tempo. Olha, onde que tá que eu não gosto de muscais da Broadway? Alguma coisinha eu gosto sim... O Rei e Eu é uma delas. Daquela versão com a Deborah Kerr, lógico. Mas desses moderninhos não acho muita graça.
    Não vi Bonequinha de Luxo lá. O único do Blake Edwards que vi e tô de olho faz tempo é Um Convidado Bem Trapalhão. Tô na moita esperando baixar o preço...
    Ah, na FNAC tem aos montes Bonequinha de Luxo, mas acho essa loja tão podre e com preços abusivos...


    Não, senhor! Pra trocar seu brinde terá que participar da brincadeira da cabine de som. Você fica lá trancado com fones de ouvido. Daí quando ascender a luz vermelha você responde "sim" ou "Não".

    ResponderExcluir
  6. Valeu, Miguel ! Tá fechado.
    Quando quiser a genta marca e eu pago micão bancando o surdo na cabine de som, respondendo "SIIIM" e "NÃÃÃO".
    Já vi que vou acabar esse jogo sem a máquina de lavar louças, sem o estoque de Diamante Negro e com uma mariola ou um par de havaianas laranja, de imitação.
    :/

    ResponderExcluir
  7. O Rei e eu que comprei é o da Miss Kerr e Yul Brynner, vencedor de 6 Oscar, da Fox Collection.
    Não é aquela bagaceira abominável e modernosa não.

    ResponderExcluir
  8. Você troca esta maravilhosa Philco Hitachi A CORES no valor de 500 mil Cruzeiros por um casco de tartaruga que não vale nada?

    Sei! É lindo! :P Aquele com a fanchona da Jodie Foster nem me atrevi a chegar perto...

    ResponderExcluir
Postar um comentário