Este voluptuoso ser minúsculo

7
Muito antes de ser vulgar no pior sentido possível, ilustrando com suas sinuosas curvas qualquer tranqueira nos dias de hoje, Betty Boop foi considerada vulgar no sentido sexual mesmo ao ponto de ser banida. 

É de se ficar horas imaginando o que será tido correto pela moral e bons costumes daqui a 50 anos se levarmos em consideração que os cartoons de Betty estão atualmente nas prateleiras das locadoras como infantis.

A sexy criação de Max Fleischer (Popeye, Gato Félix, etc.) foi inspirada nas formas de Helen Kane, cantora de fama meteórica nos anos 20 graças ao hit “I Wanna Be Loved By You”, regravado em 58 por Marilyn Monroe para o filme Quanto Mais Quente Melhor.

Betty Boop recebeu a voz da Mae Questel em toda sua existência, inclusive na rápida aparição em Uma Cilada para Roger Rabbit. A mesma atriz também foi responsável por outra personagem de Fleischer, Olivia Palito. Falecida em 1998, a interprete da resistente mãe judia de Woody Allen em Contos de Nova York e a tia chata que morre no meio da viagem em Férias Frustradas de Natal, disse que o segredo de sua longevidade era não fazer escarcéu por qualquer coisinha.

O desenho causou tanto alvoroço na década de 30 que chegou a ser proibido pelos puritanos. Leia que primor a sentença do Juiz Supremo da Corte de Cassação de Nova York, John M. Woolsey:

“Visto que a principal característica do corpo da interessada é de ser provocante e de um apelo constante por seus decotes e trejeitos; visto que neste ser minúsculo se reúnem todos os lugares-comuns da provocação dos sentidos, e que isto constitui por toda parte onde o filme é mostrado um ultraje permanente e reiterado ao pudor, nós, juízes do Estado de Nova York, ordenamos a proibição dos filmes onde aparece a referida pessoa”.


Postar um comentário

7Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. EU ADORAVA VER OS DEENHOS NA CULTURA QUANDO ERA PEQUENO, COMO AQUELE EM QUE ELA VAI TIRAR FÉRIAS NO CAMPO E É PICADA POR UM MONTE DE ABELHAS. E HOJE EM DIA FÃZONA É MINHA MÃE.

    ResponderExcluir
  2. Maruc, não lembro deles na Cultura... Só vi Betty Boop no VHS e alguma coisa no You Tube. Na TV averta assistia ao Gato Felix no SBT sábado. Parece que ainda exibem.

    ResponderExcluir
  3. Gato Félix e Poindexter! Ótimo também. Eu adoro a Betty Boop. Minha tatuagem será com ela. E realmente, agora ela é vendida na área infantil, mas as crianças ainda preferem algo mais sensual...;)

    ResponderExcluir
  4. O que este Juiz, vivo fosse, diria se visse hoje a Mulher Melancia... ¬¬

    ResponderExcluir
  5. Flávia, crianças sempre querem coisas mais hardcore... Quem inventa a doçura somos nós os adultos! Visto aqueles desenhos de porrada, etc. Tatoo da Betty Boop deve ficar bem legal. Tem bastante preto no desenho, demora mais pra desbotar.

    Tia Cris, o vídeo de sexo explicito da mulher melancia, que ela só fará daqui a quatro anos na mais absoluta pindaíba, estará na prateleira infantil daqui a 60 anos... ¬¬

    ResponderExcluir
Postar um comentário