A Monica do Mauricio, a Helena do Maneco e a Maionese da Cica

0


E tem termômetro melhor de sucesso do que ser parodiado? Parodiado nas revistinhas da Turma da Mônica eleve esse sucessomêtro ao cubo!

 São incontáveis celebridades que tiveram suas versões Bairro do Limoeiro nesse tempo todo. Mas filmes e novelas que caíram no gosto popular também!


 Baila Comigo, novela da TV Globo escrita por Manoel Carlos em 1981 é um desses exemplos. Olha aí a capa da Mônica de novembro de 1981(ainda pela Editora Abril).

                                                                                            Mania de Gibi

Segundo o Guia dos Quadrinhos, a primeira história tem o título Baila Com a Gente. Pra quem acha que pode ser só coincidência...


 Mas não parou aí, né? Dá uma olhada na abertura da novela Baila Comigo, ao som instrumental da música homônima da Rita Lee.

 Agora veja esse gracioso comercial de maionese Cica com toda a turminha. Além da coreografia, o jingle é praticamente uma versão do tema da novela.

E o incrível é que tanto tempo depois, inclusive após reprise no Viva (o que poderia ter refrescado memórias), dificilmente Baila Comigo entra na lista de “novelas favoritas” de alguém, mas saberiamos que fez muito sucesso. Claro, sem olhar os números de audiência ou qualquer outra referência, apenas levando em conta estes ecos na cultura popular da época.


Tem mais! Desde o sucesso estrondoso de Dancin Days de Gilberto Braga em 1978, que reascendeu a febre das discotecas em todo país que Globo tentou colocar alguma moda ou modinha de pano de fundo em suas tramas. Windsurf em Água Viva (80), Jazz em Baila Comigo (1981), Ginástica em Guerra dos Sexos (1983) Lambada em Rainha da Sucata (1990)... As vezes colou. 

No caso do Jazz, a dança, em Baila Comigo foi provavelmente no embalo do que estava rolando após o All That Jazz - O Show Deve Continuar, filme de 1979 de Bob Fosse e Fama dirigido por Alan Parker em 1980. Uma série de 1982 oriunda desse filme do Parker e Flashdance (1983) fariam academias de dança moderna estourarem no mundo todo. 


Dessa vezes ficou parecendo que a novela da Globo antevia a “modinha”. Não só a Turma da Mônica, mas qualquer personagem dos anos 80 dançaria passos tão languidos quanto alongados com fitinha na testa, ate o Snoopy no iconográfico Flashbeagle.

Sendo assim, Maurício de Sousa não ficou atrás em As Novas Aventuras da Turma da Mônica de 1986. Reaproveitou as cenas (sem a música original) do tal comercial da maionese Cica de 81 e enxertou na nova produção.

 

O filme, que na verdade é uma coletânea de histórias curtas, economizou alguns minutos de animação e ainda estava no grito da moda das polainas. Tão Brasil quanto a Turma da Mônica.

 

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)