Faleceu Tarcísio Meira, o João Coragem e tantos outros

0

Acabei de ler que faleceu Tarcísio Meira aos 85 anos de idade. O ícone do teatro, cinema e principalmente TV foi uma das vítimas da Covid-19.

Acho que como todo mundo que nasceu no Brasil pós anos 70, veio um turbilhão de personagens e momentos marcantes de sua brilhante trajetória. Quando me dei por gente, Tarcísio, ou Tracisão, já era uma lenda.


Um nome tão peculiar que a gente sabe a origem quando conhecemos outros Tracísios pela vida. O vi pela primeira vez em Guerra dos Sexos (1983, novela de Silvio de Abreu), mas só caiu a ficha em Roda de Fogo (1986 de Lauro Cesar Muniz).

Quer dizer, caiu a ficha numas. Compreenderia o tamanho de seu vulto apenas ao assistir o Compacto de Irmãos Coragem, novela de Janete Claire de 1971. João Coragem, nosso herói selvagem as voltas com coronéis, diamantes e a amada multifacetada.

Nesse momento ecoa o tema tão emocionante cantado por Jair Rodrigues. "E é preciso coragem / Que a vida é viagem / Destino do amor"...

Tarcísio e a não menos maravilhosa esposa Gloria Menezes seguiram uma vida rural semelhante a da trama de Janete Claire e tão distinta dos personagens que nos fizeram sonhar tantas vezes. Nos despedir agora de Tarcísio é um pouco nos despedir de um Brasil de outrora.

Obrigado por tudo! Guardaremos sempre as melhores lembranças de seus trabalhos primorosos.

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)