Vimos o primeiro capitulo de Ilha das Bruxas da Manchete

0

Inevitável que a TV Manchete tentasse transformar o mega sucesso da novela Pantanal numa espécie de fórmula. Misticismo folclórico em bucólicas paisagens fora do eixo Rio-São Paulo, cenários onipresentes em produções da Globo.

Assim, em 1991 a emissora dos Bloch levou ao ar as lendas da presença de feiticeiras na Ilha de Santa Catarina em formato de minissérie. Sai a mulher pantaneira que vira onça, entram as bruacas catarinenses.

No ano anterior já teriam servido O Canto das Sereias diretamente de Fernando de Noronha. Programa que explicitava outro ponto forte da fórmula Manchete: os banhos públicos de beldades em riachos, lagoas, mares, etc.

A concorrência, aka Rede Globo, não dormiu no ponto e correu rodar também e Fernando de Noronha a sua Riacho Doce. Misticismo, folclore, paisagens brasileiras, banhos públicos, tudo ao gostinho da Manchete.

Riacho Doce tinha a poderosa benzedeira Vó Manuela de Fernanda Montenegro à frente do vilarejo. A Ilha das Bruxas tinha a Ludovica, interpretada pela gigantesca Miriam Pires numa espécie de pré Dona Benvinda de Xica da Silva (1995).

Nós lembramos de A Ilha das Bruxas ao assistir a série policial Caso Evandro (2021) na Globoplay. O programa usa a minissérie da Manchete para situar a época em que o crime aconteceu e como o misticismo estava aflorado na cultura popular.

Nós assistimos vários pedaços presentes aqui mesmo no Youtube. Começamos pelo arquivo Capitulo 1 (1/2) e fomos até Capítulo 2 (2/2), mas não está claro se a formatação é original ou se quem postou é que reeditou.

Não se esqueça de deixar o seu like e se inscreva no canal! Simples e nos ajuda bastante a continuar produzindo vídeos assim.

 

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)