Quem, afinal, foi o Tio João do arroz

0


Mas quem afinal é o Tio João? Quem nunca parou pra pensar nisso, provavelmente não mora no Brasil, afinal, o arroz Tio João é líder no mercado desde a década de 70!

Ele é João, mas pela aparência do bonequinho devia ser Manuel. Bem, a verdade, nua e cura pode chocar: NUNCA EXISTIU UM TIO JOÃO!

É uma sacada de marketing dos primórdios da industrialização nacional. Uau! “Fui tapeado!” como diria o Pica Pau.

As datas estão incertas entre a década de 60 na Exame e 40 na Época, mas a história é uma só. Necy Oliveira casou-se com um americano e foi morar no país dele, deixando no Brasil os pais e irmãos, proprietários de um armazém e de pequena plantação agrícola em Pelotas (RS).

Nos EUA ela observou que não se vendia mais grãos a granel, como acontecia aqui, mas em pacotes de 5 quilos. Outro detalhe: Esses pacotes tinham marcas que atestavam qualidade e a principal delas era a Uncle Ben (Tio Ben).

Uncle Ben, como se sabe, meio que mistura uma lenda de um produtor excelente com a realidade de todo mundo lá ter um tio chamado Ben. Ao voltar ao país, Necy Oliveira contou isso aos parentes que entenderam a sacada!

Primeiro teriam cogitado Joaquim, nome do pai, fundador da empresa em 1922, mas acabaram mesmo por João, nome mais popular aqui. Como sabemos, deu bem certo!

Além do nome simpático, a empresa também foi uma das primeiras a oferecer os grãos já escolhidos e lavados. Um super avanço na vida de quem cozinha.

Agora só faltam nos dizer que a Véia do Pão de Queijo também não é ninguém, né?

Veja também:

O logo mais politicamente incorreto de Hollywood
Pozzani: Todos os logos da princesinha de Jundiaí
Alcool Zulu: O rei da limpeza
Logo absolutamente demodé

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)