Histórico! Hitchcock nas garras do TV Pirata

1

Em 1989, ou seja, em seu segundo ano, o TV Pirata experimentou dedicar um episódio mensal a um tema. Anos depois esses especiais se tornariam o padrão do programa que revolucionou, sem exageros, o humor da televisão brasileira.

Um dos especiais que passei anos tentando rever era o que satirizava Janela Indiscreta (rear Window, 1954 de Alfred Hitchcock). Nunca esqueci que assisti, sabia que era referência a um Hitchcock, mas obviamente, enquanto criança, não entendi nada.

Pois bem! Finalmente alguém upou ao Youtube o tal episódio! Assista no player abaixo...

... ou leia cinco destaques que devem te encorajar a assistir.

           1  O título do especial!!!

Na verdade, o programa se chamou Janela do Espanto III , uma brincadeira com a mania de intitular filmes no Brasil com “do Espanto” e a febre das sequências que tomou de assalto o cinema popular da época.

2 – A caracterização do elenco

Claudia Raia é a carente Princesa e Luis Fernando Guimaraes o fotografo debilitado James. Papeis que no filme são de Grace Kelly e James Stewart, levados agora as raias da estridência.

Diogo Vilela faz as vezes do perigoso Raymond Burr, mas as vezes também pode ser um Norman Bates. Bom, há muitas referências ao cinema de Hitchcock além do Janela Indiscreta .

Embora o Guilherme Karan lembre mais o Burr durante um dos esquetes.

Desinibida Miss Torso só podia ser Debora Bloch, Chega a contracenar com ela mesma como a vizinha velhinha que manda dançar mais alto, porque o marido é meio surdo e não tá ouvindo nada.

3 – A esquete do Alfredo

Cada janelinha espiada uma esquete que as vezes se repete ou não. A principal delas: Um senhor corpulento que entra em casa na cotra luz e tem que responder a esposa: “O que é isso, Alfredo?”.

Quando as coisas acabam mal sempre caem em cima do pobre Alfredo. A típica piada do TV Pirata que duvidosamente alguém vai morrer de rir, mas mesmo sem esboçar um sorriso, é legal pra caramba.

4 – Apresentadoras infantis no futuro

Num dos apartamentos acontece um aniversário onde todas as convidadas são idosas. São elas Angélica, Maravilha, Simoni e Isabela (Garcia?).

5-A essência da cultura popular do final dos anos 80

Novelas, política, costumes. Nada escapa aos redatores do TV Pirata, mas a existência do programa em si é puro reflexo da época.

Quando que uma sátira a filme da década de 50 seria produzido e exibido na TV aberta atual? Nos anos 80 houve a explosão das videolocadoras que disponibilizou em VHS muitos filmes clássicos .

Não deve ter sido coisa muito difícil convencer os chefões da emissora a aprovar a ideia..





Postar um comentário

1Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. O filme "janela Indiscreta" estreou no ano anterior na tv brasielria na Tela Quente. Bons tempos que passavam filmes importantes na tv aberta.

    ResponderExcluir
Postar um comentário