Histórica animação Disney produzida no Brasil completa 30

0
 Em maio de 1991 o Xou da Xuxa levou ao ar algo inédito na nossa TV: um episódio de desenho animado produzido em terras brasileiras! Num tempo em que, pelos altos custos, a animação nacional era vista apenas nos poucos segundos de comerciais.

Houve também raros longas metragens como os com os personagens da Turma da Mônica. Mas foi uma produção da Disney! Mais especificamente, episódio da série Os Ursinhos Gummi (Adventures of the Gummi Bears).
A série que se iniciou em 1985 teve naquele ano sua última temporada. “Frei Pancinha – Confie Sempre Desconfiado” (Friar Tum) foi o segundo episódio daquele ano e comandado pelo animador Haroldo Guimarães Neto (da HGN Produções) com o auxilio de cerca de 50 profissionais na capital São Paulo.

Segundo Haroldo contou à Folha de São Paulo na ocasião histórica, ele enviou aos estúdios do Mickey um episódio de poucos segundos que fez em casa com os Ducktales. Eles gostaram e o contrataram, mesmo o pais estando fora do mapa da área, sendo preferidos Japão e Coreia do Sul e China.
Haroldo Guimarães Neto cartunista e animador da HGN Produções na década de 90
Estúdios Norte Americanos costumam terceirizar a animação em outros países como forma de baratear os custos. É por isso que grandes hits como Thundercats tem toda aquela cara de anime, cheio de nomes nipônicos nos créditos, mas não é um anime.
Eles enviaram ao Brasil a sonorização (Vozes e trilha sonora) e um roteiro em forma de Storyboard (um script com o que deve acontecer em cada quadro do desenho). Hoje o computador facilita muito e há até series totalmente criadas aqui, mas no caso do episódio em questão foram necessários 10 mil desenhos pintados à mão no acetado (película transparente).
Desenhos eram feitos manualmente...
...Depois fotografados um a um. Acetato transparente para personagens que se movimentam sob o fundo fixo por cena . (Fotos da página da HGN Produções)
Animações tradicionais usavam de seis a 12 desenhos por segundo, as produções Disney exigiam 24, o que aumentava a qualidade as aproximando de um filme comum. Levou cinco meses para os 11 minutos de “Frei Pancinha” serem produzidos e estrar na TV dos EUA em setembro de 1990 e depois em 66 países.

Por contrato Haroldo não pode revelar quanto gastou nem quanto recebeu, mas disse que a margem de lucro era bem pequena, pela estrutura ainda ser inferior à dos países asiáticos. A motivação maior foi a expectativa de continuar a trabalhar com a Disney.
Coisa que realmente aconteceu segundo a página da HGN Produções no Facebook. De trechos de longas a episódios de séries como Alladin continuaram sendo produzidos com talento brasileiro para o resto do mundo.

Na época em que o episódio estreou nas manhãs da Globo, animadores tradiconais  lembraram que a contratação de mão de obra brasileira por estúdios internacionais não era novidade. A conquista da HGN Produções foi firmar parceria com a exigente Disney e produzir sozinha capítulo de série tradicional, o que era apenas um sonho para muitos.  

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)