Em maio de 1991 o Xou da Xuxa levou ao ar algo inédito na
nossa TV: um episódio de desenho animado produzido em terras brasileiras! Num
tempo em que, pelos altos custos, a animação nacional era vista apenas nos
poucos segundos de comerciais.
Houve também raros longas metragens como os com os
personagens da Turma da Mônica. Mas foi uma produção da Disney! Mais
especificamente, episódio da série Os Ursinhos Gummi (Adventures of the Gummi
Bears).
A série que se iniciou em 1985 teve naquele ano sua última
temporada. “Frei Pancinha – Confie Sempre Desconfiado” (Friar Tum) foi o segundo
episódio daquele ano e comandado pelo animador Haroldo Guimarães Neto (da HGN
Produções) com o auxilio de cerca de 50 profissionais na capital São Paulo.
Segundo Haroldo contou à Folha de São Paulo na ocasião
histórica, ele enviou aos estúdios do Mickey um episódio de poucos segundos que
fez em casa com os Ducktales. Eles gostaram e o contrataram, mesmo o pais
estando fora do mapa da área, sendo preferidos Japão e Coreia do Sul e China.
Haroldo Guimarães Neto cartunista e animador da HGN Produções na década de 90 |
Estúdios Norte Americanos costumam terceirizar a animação em
outros países como forma de baratear os custos. É por isso que grandes hits
como Thundercats tem toda aquela cara de anime, cheio de nomes nipônicos nos
créditos, mas não é um anime.
Eles enviaram ao Brasil a sonorização (Vozes e trilha
sonora) e um roteiro em forma de Storyboard (um script com o que deve acontecer
em cada quadro do desenho). Hoje o computador facilita muito e há até series totalmente
criadas aqui, mas no caso do episódio em questão foram necessários 10 mil
desenhos pintados à mão no acetado (película transparente).
Desenhos eram feitos manualmente... |
...Depois fotografados um a um. Acetato transparente para personagens que se movimentam sob o fundo fixo por cena . (Fotos da página da HGN Produções) |
Animações tradicionais usavam de seis a 12 desenhos por
segundo, as produções Disney exigiam 24, o que aumentava a qualidade as
aproximando de um filme comum. Levou cinco meses para os 11 minutos de “Frei
Pancinha” serem produzidos e estrar na TV dos EUA em setembro de 1990 e depois em
66 países.
Por contrato Haroldo não pode revelar quanto gastou nem
quanto recebeu, mas disse que a margem de lucro era bem pequena, pela estrutura
ainda ser inferior à dos países asiáticos. A motivação maior foi a expectativa
de continuar a trabalhar com a Disney.
Coisa que realmente aconteceu segundo a página da HGN Produções
no Facebook. De trechos de longas a episódios de séries como Alladin
continuaram sendo produzidos com talento brasileiro para o resto do mundo.
Na época em que o episódio estreou nas manhãs da Globo, animadores
tradiconais lembraram que a contratação
de mão de obra brasileira por estúdios internacionais não era novidade. A
conquista da HGN Produções foi firmar parceria com a exigente Disney e produzir
sozinha capítulo de série tradicional, o que era apenas um sonho para muitos.
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