Videocassete favorito da Madonna ou, a cantora pop favorita dos videocassetes

0
on the cover of a magazine
 Como super star Madonna sempre apareceu em inúmeros comerciais na TV, rádio e revistas, mas uma campanha específica com ela entrou para a história. O mercado publicitário do Japão jamais foi o mesmo desde que ela apareceu elogiando o videocassete Mitsubishi.

Você tem que assistir a uma das primeiras peças no player abaixo. Transpirando a 80’s, o comercial faz uso da música True Blue.

A importância da presença de Madonna com os videocassetes Mitsubishi foi registrada pelo publicitário Sean Mooney no livro “5,110 days in Tokyo andeverything's hunky-dory : the marketer's guide to advertising in Japan”. Mooney fala em 1987, mas os vídeos no Youtube indicam 1986 e as revistas de onde vieram os anúncios são de dezembro deste ano, então, a história aconteceu entre o final de 1986 e começo de 1987. 

A publicação, que pretende mostrar o peculiar mercado nipônico aos ocidentais, explica que astros internacionais dão aos produtos locais um ar de autenticidade. Atores de cinema tradicionalmente estrelam propagandas no Japão, mas com estrelas da música pop era completamente diferente e até ali pouco experimentado.
MADMUSIC1: My Madonna Collection
 Geralmente preferiam astros de cinema por serem identificados com facilidade pelo público japonês.  Madonna estava conhecida como cantora e participando de alguns filmes, então pensaram em arriscar o seu nome para impulsionar as vendas do novo videocassete da Mitsubishi Electric.

A surpresa veio quando pesquisas descobriram que a participação dela não apenas fez isso, mas do dia pra noite a Mitsubishi deixou de  ser vista pelos consumidores como “confiável, mas antiquada”.  Com Madonna a empresa também abocanhou nada menos do que 13% do mercado de VCR daquele país.

Imediatamente todas as agências correram atrás de outros astros da música pop para estrelarem suas campanhas publicitárias. Até hoje esperam que se repita o mesmo fenômeno que Madonna causou com os videocassetes lá na metade dos anos 80.

A própria artista faria vários anúncios para a marca, inclusive em forma de videoclipes com canções que não explorou, como Causing A Commotion. Ela, claro, voltou ao país muitas outras vezes para anunciar outros tantos produtos.  

Veja também:
Lost in translation: Claudia Ohana no Japão!
Encontros e desencontros: Andy Wahrol e TDK
Uma câmera para Neo-Tokyo
Faye Dunaway e um ovo cozido

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)