Doce: As Spice Girls lusitanas

0

Comparar as garotas do Doce com as Spice é mera brincadeira. Doce é bem anterior, tendo surgido em 1979, finzinho da fosforescente era Disco, e são consideradas o primeiro girl group de Portugal.

Dois anos depois das brasileiras As Frenéticas, uma comparação bem mais lógica com outro grupo célebre de garotas que cantavam em português nos anos 70. Entre seus criadores está o brasileiro Cláudio Condé, que na época era o presidente da gravadora Polygram.
 A formação original foi formada por Fá, Teresa, Lena e Laura, todas com experiência musical, exceto a última, modelo e miss. Doce estourou logo no primeiro single, com figurinos extravagantes e a canção Amanhã de Manhã & Bem Bom de 1980.

O grande auge das garotas foi em 1982 quando ganharam o festival da canção da emissora RTP, o que lhes habilitou a defender Portugal no Festival Eurovisão da Canção. A principal apresentação delas no evento pode ser assistida no player abaixo (confesso que só percebi a coreografia maliciosa agora!).

A música Bem Bom que levava o folclore português à música pop era uma das cinco favoritas, mas ficaram 13º lugar.  Com o perdão do trocadilho, esta derrota amarga das Doce é lembrada até hoje.

Ainda assim a canção se tornou um sucesso não apenas no país de origem do grupo. A participação no festival impulsionou discos em espanhol e inglês, conseguindo serem tocados até nas Filipinas.
Na TV da Espanha. Além do visual mais ousado, Bem Bom virou BimBo em espanhol
Esta nova invasão de Além Mar chegou ao Brasil em 1982 em um compacto contendo apenas Bem Bom, mas sem alcançar a mesma repercussão dos outros países. Elas têm cara de coisa que o Chacrinha apresentaria, não? Será que foram?

O grupo se manteve o mesmo até 1985 quando duas integrantes foram trocadas. Durariam ainda mais dois anos até lançarem o derradeiro álbum duplo Doce 1979-1987, título que parece algo a ser escrito numa lápide.

No começo deste ano a RTP anunciou entre as novidades de sua programação 2019 uma série documental contando a trajetória do Doce, que tanto marcou a música do país há 40 anos. Para sempre Doces.

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)