2001 do jeitinho que Kubrick quis

0
Em meio a tantos anúncios de restauração e relançamentos de clássicos chama atenção o downgrade que 2001 – Uma Odisseia No Espaço (2001: A Space Odyssey, 1968 de Stanley Kubrick) para celebrar seus 50 anos. De volta aos 70mm sem remasterização sem nada, do jeito que foi fotografado a partir dos negativos que estavam nas câmeras.

Sim! Diferente do que vimos em DVD e Blu-ray após passar por diversos processos modernos de digitalização. A cópia foi exibida em maio em Cannes apresentada pelo Christopher Nolan que ainda trabalhou como consultor.
O filme, obviamente, será relançado ainda este ano de 2018 em 4K HDR Blu-ray pela Warner. No player abaixo assista a um comparativo entre a versão disponível comercialmente em Blu-Ray a partir de 2007 e imagens retiradas do trailer desta “nova”, que tenta ao máximo preservar o material original.

Incrível que enquanto exploramos filtros retrôs em aplicativos de fotografias, os restauros de filmes foram se distanciando dessa aparência legitima de outra época por mais contraste e nitidez. Por essa comparação, 2001 nunca pareceu tão moderno quanto em 1968.

No canal do blog já publiquei um vídeo comentando edições de filmes restaurados que nem sempre foram felizes. Assista no player abaixo.
Levando em conta o de Stanley Kubrick, quantos por cento de nossos filmes clássicos já assistimos do jeito que eles foram planejados? Ah, se essa moda pega...

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)