Mas vamos focar apenas na lista dela. O que era emocionalmente relevante a uma grande estrela 50's de meia idade?
chronically vintage |
1. Os violinos liderados por Roger Barrieux no Shéherazade em Paris.
(o suntuoso cabaré Sherazade de Paris teve seu auge na década de 30, mas seguiu célebre até os anos 50. Considerado o maior night Club russo na França, como o nome sugere, sua rebuscada decoração remetia ao oriente)
2. Shirley Booth, a artista; Shirley Booth, a mulher.
(Shirley Booth tinha uma elogiada carreira nos palcos quando aos 54 anos de idade decidiu trabalhar em Hollywood no dramalhão A Cruz da Minha Vida (Come Back, Little Sheba, 1952 de Daniel Mann). Logo nesse trabalho de estreia, recusado por Bette Davis, ganhou o Oscar de Melhor atriz)
3. Rosas amarelas em primeiro de abril - de um valioso amigo.
(<3)
4. A solidão de Katharine Hepburn em Quando o Coração Floresce (Summertime, 1955 de David Lean).
(Hepburn alcançou sua sexta indicação ao Oscar neste romance sobre uma mulher que finalmente encontra seu grande amor numa viagem a Veneza. Shirley Booth havia ganhado o Tony ao interpretar o mesmo personagem na Broadway)
5. Crianças em um pulmão de aço.
( L )
6. Qualquer álbum ou performance, séria ou cômica, de Jackie Gleason.
(ator, compositor e apresentador de TV, Gleason é o arquétipo do artista completo norte-americano. Consagrado como músico, transitou tranquilamente como ator entre cinema e televisão, em papéis dramáticos e cômicos.)
7. Laurette, a biografia de Laurette Taylor.
(grande dama dos palcos norte-americanos e pioneira do cinema mudo, referência a muitos profissionais da era de ouro de Hollywood. Fazia 10 anos que havia falecido e futuramente, Laurette, o livro, viraria uma peça de teatro estrelada por Judy Hollyday.)
8. Uma das minhas pinturas – Vlaminek’s “The Snowstorm”.
(Maurice de Vlaminck foi um pintor francês que defendia o fauvismo. Ali no começo da segunda metade dos anos 50 sua arte de tons fortes era bem contrastante ao gosto médio.)
9. Fotos de bebês em anúncios de revistas.
(tão fofiiinhos... J )
10. Qualquer close de Liz Taylor; Esther Williams nadando debaixo d'água; o timing incomparável de Jack Benny.
(Liz Taylor sempre – e a esta altura a ex garotinha da MGM estava se firmando como atriz adulta – provando que um carão é um carão, não é mesmo?)
(precursora do sereismo, Esther Williams havia se tornado um ícone da beleza graças aos musicais aquáticos que havia estrelado uns dez anos antes. Ainda muito longe da invenção da maquiagem à prova d’água, seu rosto antes de filmar era exposto a muitas camadas de goma laca para não borrar.)
(Jack Benny conheceu o sucesso como artista de vaudeville, radialista e posteriormente apresentador de TV. Não é ao acaso que a primeira aparição de Marilyn Monroe na TV foi em seu programa, em 1953.)
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