Como era Superman para Christopher Reeve

1
Em uma entrevista curta em 1977, enquanto se preparava fisicamente para interpretar Superman, o ator Christopher Reeve explicou como via o personagem. Ele tentou encontrar a lógica à contradição: Porque usar toda aquela força de forma altruísta?!

Para Reeve, o alienígena encara o mundo de forma bem simples, inocente. O que faz com que sua defesa da verdade, justiça e valores da América seja real, já que isso não é nada demais pra ele.

O humano atrapalhado e ingênuo Clark Kent, disfarce do kriptoniano entre nós, nada mais é do que a forma como o herói vê os terráqueos. Tantos anos depois, Quentin Tarantino perpetuou quase o mesmo em um dos últimos e célebres diálogos de Kill Bill Vol. 2 (2004):
"(...) Superman não se transforma em Superman… Superman nasceu Superman. Quando o Superman acorda de manhã, ele é o Superman. Seu alterego é Clark Kent. Seu uniforme, com aquele grande S vermelho, sua manta que o cobria quando foi encontrado pelos Kent… estas são as suas roupas. O que o Clark veste, seus óculos, suas roupas… este é o seu disfarce.Este é o disfarce que o Superman usa para se misturar conosco. Clark Kent é como o Superman nos enxerga. E quais são as características de Clark Kent? Ele é fraco. É inseguro. É um covarde. Clark Kent é a crítica do Superman a toda raça humana. ".
O que é sábio, mas também não deixa de ser paradoxo um estrangeiro que não se tornou ou se permitiu se tornar culturalmente um dos nativos, mesmo tendo crescido entre eles. Tem que ser bem super para cuidar de algo que não gostamos, ou não nos sentimos fazendo parte.

Veja também:
Perucas Kriptonianas!
Deu no Planeta Diário! Lois Lane para maiores
O preço do Sorriso de Marlon Brando

Postar um comentário

1Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Ótimo texto, saudades da versão do Reeve.
    A visão do Super como sendo a identidade real e o Clark um disfarce vem diretamente das cabeças de Siegel e Shuster. O casal que o encontra chega até a entregá-lo a um orfanato, vejam só.
    Na reformulação de John Byrne, pós-Crise, o autor jogou tudo isso pro ar: o Superman cresceu sem poderes na infância (até fraturou um braço brincando), desenvolveu poderes na adolescência, Jonathan e Martha fazem parte de sua vida adulta, seu uniforme foi costurado e desenhado por sua mãe inspirado nos herois dos anos 40, antes de se disfarçar como homem comum ele foi campeão local de futebol americano e namorou Lana Lang.
    O Super de Byrne veio de um mundo que fracassou social e emocionalmente e o contato com o espectro de Jor-El o fez valorizar ainda mais suas raízes humanas e lutar pra evitar que a ruína de Krypton se repetisse na Terra.
    O Superman é como um deus encarnado que ao andar entre os mortais se aperfeiçoou.

    ResponderExcluir
Postar um comentário