Gilberto Braga é um dos principais nomes, criador de uma galeria de personagens respeitáveis. Em especial suas vilãs, muito chiques à beira de um colapso conforme alterações no overnight (ok, isso também é algo bem antigo, né?).
O Canal Viva produziu uma série chamada Os Donos da História, onde cada episódio um autor relembrava seus trabalhos. No episódio de GB temos algumas curiosidades como o fato de que sua escolha para Julia, a protagonista de Dancin Days (1978), ser Yoná Magalhães, mas teve que ficar com Sonia Braga, muito mais jovem do que imaginou.
Perguntado sobre qual sua vilã favorita, ele conta que é difícil escolher uma, mas das que Nathália Timberg fez, ele gosta bastante da Dona Idalina de A Força do Desejo (1999). A bruaca do Brasil colônia atazana a mocinha Ester, cortesã que ousou virar a cabeça de seu filho e neto.
"Foi à igreja afrontar Deus! Deus!!!" |
De olhos fechados, a gente pensa em Gilberto Braga e logo lembra da implacável vilã Odete Roitman, a presidente da TCA. O autor conta que houve muita resistência a Vale Tudo (1988) quando apresentou a sinopse e a novela se tornou um dos maiores sucessos de todos os tempos.
Outra dificuldade foi convencer Daniel Filho a escalar Beatriz Segal para ser a Odete Roitman. Na época o principal nome da TV Globo na produção de novelas, Filho não via Segal como uma boa atriz.
Aliás, não vê. Gilberto Braga conta que ele, “muito teimoso”, continua insistindo que o que salvou ali foi o texto muito bom, não o trabalho da atriz.
Que tiro, Daniel! Que tiro!!! |
Ainda sobre suas preferências, sua novela favorita é Insensato Coração (2011)! Braga desafia que alguém lhe apresentem um capítulo que o faça sentir vergonha, ao contrário de Dancin Days e Vale Tudo, que segundo ele, o público só guarda coisas boas.
Para quem não lembra, Insensato Coração é aquela que teve Paolla Oliveira e Eriberto Leão como casal romântico às voltas com o vilão de Gabriel Braga Nunes. A série Os Donos Da História foi exibida aos domingos ás 18h30 e depois de irem ao ar os episódios ficaram disponíveis no Net Now e serviços de streaming Globosat como o Viva Play.
Veja também:
Gilberto Braga e as Bibis
Figurinos repetidos e uma memória prodigiosa
Dancin’ Days: A atriz que não estava lá
Quando a maconha estreou no horário nobre
Valia tudo nos dias dançantes
Lídia Brondi sabia escolher as amizades
Vale Tudo sempre!
Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.
Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.