Durante a conversa explicou sobre a importância da “corte”
em seus filmes para alcançar o envolvimento da plateia. Ele chamava de pura
cinematografia e produziu um filminho para demonstrar como pode conseguir
resultados diferentes sob a percepção do personagem alterando os trechos.
“Temos um close-up. Então mostramos o que ele vê.”
“Vamos supor que ele viu uma mulher segurando um bebê no
colo.”
“Agora cortamos para sua reação do que está vendo. E ele
sorri. O que ele é como personagem? É um homem gentil. Ele é simpático.”
“Agora vamos tirar a parte do meio do filme, a mulher com o
bebê, deixar as outras duas intactas.”
“Ele olha,...”
“... É uma garota de biquíni,...”
“...Ele sorri. O que ele é agora? Um velho safado!”
Por triste ironia, em 1964, com Marnie, Hitchcock se
despedia de sua parceria com o editor George Tomasini, com quem trabalhava
desde Janela Indiscreta (Rear Window, 1954). Tomaisini faleceu de um ataque
cardíaco, com apenas 55 anos de idade.
É possível assistir à esta e outras duas explicações sobre edição ao programa Telescopio no YouTube, sem legendas em português, clicando aqui. Completo e legendado em português é bônus do DVD de Um Barco E Nove Destinos (Lifeboat, 1944) pertencente à série Cinema Reserve da Fox.
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