A mais famosa noiva do Drácula na Era de Ouro de Hollywood

0
Dizem que o sol é para todos, mas a texana Geraldine Dvorak teve uma carreira por 24 anos em Hollywood nas sombras. Literalmente! Seu papel mais conhecido foi como uma das três noivas de Drácula, no filme estrelado por Bela Lugosi em 1931.
Ela é aquela que sai com sua beleza gélida e gloriosa do caixão logo no começo. Dvorak estava com 27, não foi creditada, assim como na maioria de seus trabalhos e sua biografia é um mistério.

Desde 1928, em A Dama Misteriosa (The Mysterious Lady de Fred Niblo) trabalhou como stand-in de Greta Garbo. Como a grande estrela não tinha tempo a perder com testes de luz, figurinos, filmagens de ângulos distantes ou de costas chamavam Dvorak.

Reza a lenda que quando Garbo a conheceu teria exclamado: “Gott! Ela se parece comigo!". Mais tarde, com a chegada do cinema sonoro descobriu-se que Geraldine Dvorak conseguia imitar o sotaque sueco de Garbo satisfatoriamente e passou a dar algumas de suas falas.

“A noiva de Drácula” ainda ajudou a MGM a finalizar Saratoga, filme de 1938 dirigido por Jack Conway, que tinha apenas cerca de 90% das filmagens concluídas quando sua estrela Jean Harlow morreu no auge aos 26anos de idade. O estúdio ficou tão atordoado que a princípio iria apenas arquivar os trabalhos.

Quando a informação caiu na mídia houve pressão de fãs para terminarem o filme e a solução foi usar dublês, entre eles Dvorak, que se conseguia imitar a voz de Greta Garbo, tentou reproduzir a de Jean Harlow. O resultado foi bem estranho, com a dublê escondendo o rosto o tempo todo como você confere nos trechos do vídeo abaixo.
Geraldine Dvorak continuou trabalhando como atriz até 1952, quando migrou para a televisão, falecendo em 1985, com 81 anos de idade. Rilla Page Palmborg, biografa de Garbo, escreveu: "Geraldine tinha tudo que Garbo teve, exceto o ingrediente misterioso que a fez Greta Garbo".

Veja também:
Precoce morte da Loira Platinada
Trajetória de Bela Lugosi
Como Bela Lugosi salvou Thriller e mudou a história da música
Breve trajetória de uma estrelinha Universal

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)