Avesso da cena: Pulo da Marca da Pantera

0
Até na década de 80 muitos efeitos especiais remontavam os primórdios do cinema. Por exemplo, essa sequencia de A Marca da Pantera (Cat People, 1982 de Paul Schrader), que nada mais era do que o negativo rodando ao contrário.
O truque é tão antigo quanto a invenção dos irmãos Lumiére, mas de ótimo resultado. Como um felino gigante, Paul vai observar sorrateiramente sua irmã Irina no meio da noite.

Não foi uma super habilidade do ator Malcolm McDowell pular desse jeito, embora tudo o que fez de trás pra frente, também é admirável. Devem de ter ensaiado bastante, inclusive a câmera já que envolve um zoom.

O diretor Paul Schrader explica que não é só gravar e depois inverter na hora da edição. Foi preciso uma câmera especial de marcha inversa ou o negativo seria de segunda geração, o que acarretaria uma granulação a mais na cena, coisa que revelaria ser um efeito.

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)