Gwen Stefani como Jean Harlow em O Aviador (The Aviator,
2004 de Martin Scorsese)
Jean Harlow em 24 de maio de 1930 na première de Anjos do Inferno
(Hells Angels, 1930 de Howard Hughes e outros). Exatamente o mesmo momento
retratado no filme de Scorsese.
A cantora Gwen Stefani está ótima como a vênus platinada
Jean Harlow, mas comparando os dois momentos é decepcionante. Além do visual
distinto, a atriz verdadeira parecia muito mais insegura.
Outra diferença importante: Howard Hughes não estava ao lado
dela! Na foto abaixo o vemos vindo ao fundo à esquerda, não ao lado como está Leonardo Di
Caprio na reprodução do filme de 2004.
O gif comparativo foi feito com o cinejornal da época (assista clicando aqui). Provavelmente foi a mesma base para Scorsese levando em conta a
ordem dos entrevistados, que depois entra o ator Roscoe Turner segurando um filhote de tigre.Mas eles não erraram na produção de 2004, ou não pode ser considerado erro. A arte não é cópia da realidade, mas sim uma representação dela, mesmo quando resolve retratar fatos.
Se fossem mais realistas é provável que não conseguissem transmitir às plateias de hoje o que foi o glamour daquela noite de maio de 1930. Os conceitos mudaram bastante nesse tempo todo.
Como assim, se fossem mais realistas não conseguiriam retratar o glamour da época? (não é uma crítica, eu apenas não entendi essa afirmação)
ResponderExcluirIsabella, se fossem seguir fielmente o que aconteceu. Veja que naquele dia ninguém estava com cartola, por exemplo, e no filme do Scorsese muitos estão de cartola.
ResponderExcluirPra gente aqui no século XXI é fácil imaginar como aquilo foi chique os vendo de cartola. Mesma coisa o figurino da Stefani, similar, mas mais para o que é luxuoso agora do que o original, mais "murcho", com a estola bem mais discreta.
Cabelo dela super marcado de época, ao contrário do da Jean Harlow. Etc.